Ataque x defesa

Galo tem o melhor ataque do Brasileiro, mas ainda busca defesa mais 'fechada'

Atlético tem média de 1,2 gol sofrido por jogo na competição nacional

Isabelly Morais| @otempo
21/09/20 - 14h48

O Atlético é líder do Campeonato Brasileiro mesmo com um jogo a menos. O Galo tem o melhor ataque da competição, com 18 gols em dez partidas, mas ainda liga o alerta para o número de gols sofridos. Enquanto faz mais do que leva para poder vencer, isso não é um problema. Mas, é preciso tomar cuidado com os números lá de trás.

No Brasileiro, o Galo levou 12 gols em 10 partidas, média de 1,2 gol por jogo. Dos times do G-6 do Campeonato Brasileiro, só o Flamengo sofreu mais (13 gols). No geral da competição, oito equipes sofreram menos gols que o Atlético: Internacional, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Fortaleza, Grêmio, Athlético-PR e Botafogo.  

Desde que Sampaoli chegou ao Atlético, o Galo entrou em campo 17 vezes. O time marcou 33 gols, média de 1,94 por jogo, desde então. Em contrapartida, o Galo de Sampaoli sofreu 16 gols, média de 0,94, quase um gol, por partida. O estilo de Sampaoli é de times que marcam, mas que também levam muitos gols pela exposição ao ataque o tempo inteiro.

Nos 17 jogos de Sampaoli no comando do Atlético, o time só não levou gols em sete partida. A defesa do Galo teve 100% de aproveitamento contra Patrocinense e América, no Mineiro, além de Flamengo, Ceará, Tombense, São Paulo e Coritiba, no Brasileiro.

O número de gols sofridos pelo Galo tem sido percebido pelo elenco e repercutido nos trabalhos de Jorge Sampaoli. Para o lateral-direito Guga, o Atlético pode se complicar com esses números defensivos quando o ataque não funcionar.

"A gente sabe desse momento de sofrer gols, mas ele cobra demais da gente de não sofrer. Por mais que a gente ataque e tenha feito bastante gols, a gente sabe que não pode dar mole no futebol. Tem dias que é difícil da bola entrar. Isso pode nos punir mais para frente, mas temos trabalhado bastante para diminuir esse número de gols sofridos", comentou.

Melhores ataques do Brasileiro
- Atlético: 18
- Internacional, Vasco e Corinthians: 15
- Palmeiras, Santos e Bragantino: 14

Melhores defesas do Brasileiro
- Internacional e Grêmio: 7
- Palmeiras e Santos: 9
- Vasco e Athlético-PR: 10

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.