Retrospecto

Invicto, Milito tem início melhor do que maioria dos técnicos do Galo desde 2020

Novo treinador do Atlético começa com invencibilidade diante de um cenário adverso por conta do trabalho irregular de Luiz Felipe Scolari, o antecessor

Por Fernando Martins Y Miguel
Publicado em 15 de abril de 2024 | 14:55
 
 
Gabriel-Milito Foto: Pedro Souza / Atlético

O técnico Gabriel Milito, após cinco partidas, segue invicto e já conseguiu um feito que nem Luiz Felipe Scolari, Antônio Mohamed e Cuca (em 2021 e 2022) conseguiram. O treinador argentino não sabe o que é perder no início de trabalho do Atlético.

O último técnico que esteve invicto nos cinco primeiros jogos no comando foi Jorge Sampaoli, no início da temporada 2020. O argentino, nos primeiros cinco jogos, conquistou quatro vitórias e um empate, um aproveitamento até melhor do que Milito, que conseguiu três vitórias e dois empates até aqui.

O início de Sampaoli no Atlético foi excelente, com uma invencibilidade nos primeiros oito jogos. Ao todo, ele contabilizou sete vitórias e um empate. A primeira derrota só veio na nona partida, contra o Botafogo, revés por 2 a 1, no Rio de Janeiro.

É bem verdade que os primeiros cinco jogos de Sampaoli foram válidos pelo Campeonato Mineiro, diferentemente de Milito que teve dois jogos de Estadual, sendo finais contra o maior rival Cruzeiro (2 a 2 e 1 a 3), dois jogos de Libertadores (4 a 1 sobre o Caracas e 2 a 1 sobre o Rosario) e um duelo de Brasileirão (0 a 0 diante do Corinthians).

O início de Felipão, antecessor de Milito, teve uma invencibilidade ao contrário. O experiente treinador não conseguiu vencer, com três empates e duas derrotas.

Já Cuca, em 2021, ano em que conquistou o triplete alvinegro, teve duas derrotas (para Caldense e Cruzeiro) e três vitórias. Já em 2022, quando chegou no meio da temporada em substituição a Turco Mohamed, o treinador contabilizou com duas derrotas, dois empates e apenas um triunfo.

Por fim, Antonio Mohamed conheceu a derrota no quinto jogo da temporada, diante da URT, por 1 a 0, em Patos de Minas. O treinador argentino conquistou três vitórias e empatou a outra partida.