Mercado da Bola

Janela fecha nesta quinta, mas Fifa vai avaliar e pode dar mais tempo ao Galo

Por causa da pandemia do novo coronavírus, movimentação tem sido quase nula

Roger Guedes admitiu que bola não entrou toda no primeiro gol do Atlético | Foto: Bruno Cantini/Atlético
Da Redação| @otempo
02/04/20 - 13h00

Por causa da pandemia do novo coronavírus e a paralisação de praticamente todas as competições esportivas do mundo, o mercado de transferências do futebol praticamente não tem movimentações, com os clubes mais preocupados em tomar medidas para reduzir o impacto da crise como reduzir salários e dar férias aos seus elencos do que fazer contratações.

O cenário, porém, não encerrou as negociações muito menos os interesses dos clubes em jogadores para reforçar seus elencos quando as coisas voltarem ao normal. No Atlético, por exemplo, nomes como Róger Guedes, que está no futebol chinês, e Marcelino Moreno, do Lanús-ARG, são especulados, assim como outros atletas que atuam fora do país e teriam sido pedidos por Jorge Sampaoli.

Existe, no entanto, um empecilho: a janela internacional no Brasil fecha às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (2), e só reabre em julho. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porém, aguarda um retorno da Fifa para tomar providências, uma vez que a entidade máxima do futebol mundial pode fazer mudanças e modificar o prazo final da janela atual devido a toda a situação causada por covid-19.

Um novo prazo daria mais tempo ao Galo. De qualquer forma, vale lembrar, o clube dificilmente faria contratações no momento atual. O Atlético já anunciou redução de 25% dos salários de seus jogadores e o presidente Sérgio Sette Câmara afirmou que não pretende reforçar o elenco durante a crise com a pandemia e a paralisação do futebol. Além disso, é extremamente improvável que o cenário atual seja mudado em maio. Os jogos provavelmente só irão retornar em junho ou julho no Brasil, o que não faria muita diferença no mercado nacional.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.