MASSA DE LUTO

Morre ex-jogador e treinador do Atlético, João Lacerda Filho, o Barbatana

Redação O Tempo

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 29 de junho de 2011 | 12:37
 
 
DIVULGAÇÃO

Uma notícia triste abalou o futebol mineiro. Faleceu nesta quarta-feira, aos 82 anos, o lendário treinador e jogador do Atlético, João Lacerda Filho, conhecido como "Barbatana". Ele estava com mal de Alzheimer. Como jogador do clube alvinegro foram 37 jogos e cinco gols marcados. Já no comando técnico, foram 227 partidas, sendo 143 vitórias, 56 empates e 28 derrotas.

Barbatana foi o responsável pela descoberta de Reinaldo, o Rei, um dos maiores jogadores da história do Atlético. Outros grandes atletas estiveram sob o comando do técnico como Toninho Cerezo, João Leite e Paulo Isidoro. Em toda sua carreira, Barbatana conquistou apenas dois títulos, o Campeonato Mineiro de 1958, como jogador, e o Campeonato Mineiro de 1976, como técnico.

Apesar disso, o treinador ostenta marcas expressivas no Galo. Foi com Barbatana que a equipe conseguiu o melhor rendimento de pontos em Campeonatos Brasileiros. Entre 1976 e 1978, o treinador conquistou 67,20% dos pontos que disputou. É de Barbatana a maior sequência de vitórias consecutivas do Atlético. Foram 22 partidas sem perder. Nesse mesmo período, ele venceu oito partidas consecutivas, alcançando mais um recorde na carreira.