Estratégia

Réver: atuação como volante é destacada, mas dependerá de adversários

Jogador chamou a atenção atuando à frente dos zagueiros e ainda mostrou qualidade no passe, lançando Luan para o primeiro gol contra o Santos

Réver atuou na primeira etapa da vitória sobre o Santos como um volante | Foto: Bruno Cantini / Atletico
Josias Pereira | @superfcoficial
21/10/19 - 20h10

Existia sempre uma interrogação no Atlético quanto à ausência do volante Jair, um dos reforços mais celebrados pela torcida nesta temporada. A dificuldade em se encontrar um substituto era visível, com críticas a Zé Wellison e até uma improvisação de Nathan. Com a chegada de Vágner Mancini, o técnico propôs a presença de Réver atuando como um primeiro volante, algo que ele já havia experimentando ainda na época de Paulista, quando juntos foram campeões da Copa do Brasil de 2005. Na primeira exibição, o empate com o CSA em 2 a 2, Réver foi às redes. No segundo jogo, contra o Santos, ele deu um lançamento preciso para Luan abrir o placar com um minuto de jogo. 

Mesmo que tenha atuado contra o Peixe apenas na primeira etapa, o trabalho de Réver foi bastante elogiado pelos companheiros que, inclusive, salientaram a solidez trazida pelo companheiro atuando no setor. 

"A gente está mais compacto. O Réver está bem à frente dos zagueiros e a qualquer momento ele consegue fazer a linha de cinco. Vejo que ele tem muita qualidade para jogar à frente dos zagueiros, atuando como um volante. Está dando certo e creio que ele pode ter uma sequência", disse o goleiro Cleiton. 

O lateral Fábio Santos destacou a leitura de jogo de Réver, que ajudando na recomposição entre os zagueiros também fortaleceu a marcação. Para o experiente jogador, a situação deve ser treinada com mais frequência. Fábio ainda elogiou a opção encontrada por Mancini. 

"O Réver jogou como volante. Ele é um zagueiro, mas tem uma qualidade para atuar nessa função como foi demonstrado no primeiro gol, com o lançamento que ele deu. Ele sabe fazer essa leitura, de entrar entre os zagueiros para poder abrir um pouco mais a marcação para os laterais e sair para jogar como volante. Enfim, são alternativas que a gente vem criando para surpreender o adversário e, obviamente, com mais treino, a gente vai conseguir ter uma dinâmica melhor, as coisas fluem naturalmente. Mas, sem dúvidas, é uma alternativa importante que o Mancini descobriu", disse Fábio Santos. 

Ainda segundo o lateral atleticano, Réver possibiltou que os enfrentamentos com os velozes jogadores de beirada do Santos não acontecessem no mano a mano. 

"Depende muito de jogo para jogo. Hoje foi muito difícil apoiar porque o Santos joga com os beiradas praticamente em cima da linha e foi importante a entrada do Réver entre os zagueiros para a gente conseguir marcar um pouco mais aberto, não ter esse enfrentamento mano a mano com eles vindo em velocidade. Acredito que esse foi o grande segredo para nós podermos marcar bem, principalmente os atacantes de lado do Santos", salientou Fábio. 

PALAVRA DO TÉCNICO 

Mancini, por sua vez, avaliou como positiva a experiência com Réver de volante, mas crê que a estratégia de ter o atleta atuando no setor dependerá de cada partida. 

"A estratégia que foi montada hoje para o jogo foi montada diante daquilo que nós entendemos bom para o jogo diante do Santos. Não quer dizer que vai ser utilizada em todas as partidas, e a utilização do Réver vai muito de encontro a isso, para que eu tivesse um jogador que fizesse virada de jogo, aumentando a estatura da equipe, que o Santos tem uma bola parada muito importante. Diante disso tudo fico muito satisfeito não só de voltar a vencer, mas em função da estratégia ter funcionado", apontou o treinador atleticano.

EM DÚVIDA 

A possibilidade de contar com Réver contra o São Paulo na próxima rodada do Brasileirão depende do departamento médico. O jogador sofreu um incômodo na coxa esquerda e preocupa. Ele será reavaliado. 

NÚMEROS DE RÉVER

 

CONTRA O CSA

54 passes certos (88,5%) 

3 passes decisivos 

2 bolas longas precisas em 3 lançamentos 

2 finalizações no gol  

2 tentativas de drible bem sucedidas 

6 disputas vencidas em oito pelo chão 

7 disputas vencidas em oito no jogo aéreo 

1 gol 

CONTRA O SANTOS 

45 minutos jogados 

5 passes certos (55,6%) 

1 passe decisivo 

1 interceptação 

1 chute travado  

dados retirados do aplicativo Sofascore 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: