Vacilos

Tropeços do Galo que custaram o título do Brasileirão

Atlético, que terminou o torneio apenas três pontos atrás do campeão, perdeu pontos preciosos pelo caminho que fizeram muita falta

Time de Sampaoli vacilou muito nas últimas rodadas | Foto: Gledston Tavares /FramePhoto/Folhapress
Da Redação| @otempo
26/02/21 - 00h05

Faltaram apenas três pontos.

O Campeonato Brasileiro "se ofereceu" para o Atlético em diversas oportunidades. O Galo teve muitas chances de abrir vantagem quando esteve na liderança, assumir a ponta a tomando dos adversários ou se aproximar de São Paulo e Internacional, líderes durante boa parte da competição. No entanto, também foram muitas as vezes em que o time de Jorge Sampaoli não aproveitou as oportunidades, e isso mesmo quando enfrentou equipes mais fracas lutando contra o rebaixamento e que caíram para a Série B.

Não fossem os tropeços, o time atleticano seria campeão brasileiro com boa vantagem. Como falhou seguidas vezes, a realidade é o Atlético encerrar o torneio apenas três pontos atrás do bicampeão Flamengo.

A realidade, porém, poderia ser muito diferente, e o Super.FC levantou os principais jogos em que o Galo tropeçou quando não poderia, perdeu pontos que não deveria, hoje fazem falta e custaram o sonho do bi. Confira:

Botafogo 2 x 1 Atlético
Lanterna já rebaixado, o fraco time carioca venceu apenas quatro partidas em todo o Campeonato Brasileiro. Uma delas foi sobre o Atlético.

Fortaleza 2 x 1 Atlético
O Fortaleza lutou contra o rebaixamento até a última rodada. No duelo no Nordeste, o Atlético jogou com um jogador a mais que o adversário tecnicamente e taticamente inferior desde os 38 minutos de jogo. Ainda assim, acabou derrotado.

Bahia 3 x 1 Atlético e Atlético 1 x 1 Bahia
Dos seis pontos disputados contra o time nordestino que escapou do rebaixamento apenas na penúltima rodada, o Galo fez apenas um. O duelo no Mineirão, especialmente, foi extremamente decepcionante, com o Atlético tendo uma atuação fraca e sendo salvo de uma derrota em casa porque Everson fez pelo menos três boas defesas.

Vasco 3 x 2 Atlético
O clube carioca, muito inferior tecnicamente, taticamente e também em questão de investimentos ao time de Sampaoli, foi rebaixado. Na ocasião, a vitória sobre o Atlético foi a única em um intervalo de oito partidas.

Goiás 1 x 0 Atlético
Outro time rebaixado e muito inferior ao Atlético, antes de enfrentar o Galo, tinha perdido quatro dos cinco jogos anteriores. A equipe de Sampaoli não conseguiu marcar um gol sequer na pior defesa do Brasileiro. E isso mesmo tendo a posse de bola durante quase 80% do tempo de jogo.

Atlético 0 x 0 Sport
Outros pontos perdidos em casa contra um adversário muito inferior, que fez campeonato ruim e escapou da Série B apenas na penúltima rodada.

Atlético 2 x 2 Internacional
O Colorado, enfrentando surto de Covid-19 e repleto de desfalques, encarou o Galo com um time B/C. Ainda assim, o Atlético, com força máxima e em casa, não conseguiu vencer o duelo direto e perdeu dois pontos preciosos no Mineirão, que hoje fazem muita falta.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.