MÃOS E PÉS

Victor está no Top 5 de defesas difíceis e lançamentos certos do Brasileiro

Goleiro, claro, prefere evidenciar o trabalho para evitar os gols; números são do Footstats

Por Thiago Nogueira
Publicado em 19 de setembro de 2018 | 08:25
 
 
Goleiro Victor tem 19 defesas difíceis no Campeonato Brasileiro

O goleiro Victor está entre os goleiros que mais fazem defesa difícil no Campeonato Brasileiro. Foram 19 até aqui, mesmo número de Éverson (Ceará) e Jandrei (Chapecoense), perdendo no quesito apenas para Santos (Atlético-PR), que tem 24, e Magrão (Sport) e Júlio César (Fluminense), que somam 22 cada um.

Os números são do Footstats. Curiosamente, o camisa 1 do Galo também está no Top 5 dos jogadores que mais fazem lançamentos. Foram 281 em 25 jogos, média de 11,2 por jogo. Os líderes no quesito são Jandrei (Chapecoense, 428), Sidão (São Paulo, 403), Éverson (Ceará, 395) e Júlio César (Fluminense, 348).

Victor tem 44,1% de acerto no fundamento e, consequentemente, 55,9% de erro. Entre os goleiros com pelo menos dez partidas no campeonato, só Weverton, do Palmeiras, média de 44,4% de acerto - mas que fez apenas 13 jogos - e Diego Alves, do Flamengo, com o mesmo índice, em 22 partidas, têm um aproveitamento melhor que Victor.

"Alguns dias atrás, recebi uma estatística que eu estava entre os cinco melhores goleiros que saíam jogando. Nesse último jogo (contra o Cruzeiro) pode ter evidenciado que eu errei bastante, pela forma que a equipe vem jogando, a gente se expõe mais e acaba errando mais", explicou o goleiro do Galo.

Victor, porém, prefere ser mais valorizado pegando bem no gol do que com a saída de bola. "É mais importante para o goleiro fazer a defesa. Ele não é amador, participa das construções de jogadas, mas não é fundamental. Um goleiro de uma equipe grande vai fazer uma ou duas defesas num jogo, mas são defesas que podem definir uma vitória ou dar confiança na equipe para se manter bem no jogo", ressaltou.