Mineiro 2020

Atlético entra no Campeonato Mineiro com obrigação de vencer

O Galo será o único representante mineiro na elite do futebol brasileiro em 2020

Por Thiago Nogueira
Publicado em 21 de janeiro de 2020 | 06:59
 
 
Belo Horizonte, Monday January 06, 2020 Espores Novo tecnico do Atlético, Rafael Dudamel chega a BH e é recebido com festa pela torcida Venezuelano de 46 anos desembarcou na manhã desta segunda na capital mineira. Foto : Cristiane Mattos / O Tempo ta0701 Cristiane Mattos / O Tempo

Campeonato Mineiro é obrigação. E essa frase ganha mais tons de verdade para o Atlético nesta temporada. Há dois anos sem conquistar a taça, o maior campeão estadual de Minas – 44 títulos – vê do outro lado da Pampulha um rival em crise, o que faz subir a responsabilidade alvinegra.

O Galo será o único representante mineiro na elite do futebol brasileiro em 2020, fato que o próprio clube tem feito questão de externar em ações de marketing exatamente para provocar o Cruzeiro.

O torneio regional não é apenas uma disputa entre Atlético e Cruzeiro, claro, mas tem adversários de respeito e tradição, como América e Villa Nova e, agora, o Coimbra, aportado por investimentos do BMG.

Apesar disso, a estrutura atleticana, em comparação com as dos demais oponentes, faz do Galo o favorito ao título.

Diferentemente de temporadas passadas, quando chegou a dividir a atenção do Mineiro com a Copa Libertadores, desta vez o Atlético só terá o confronto da primeira fase da Sul-Americana – diante do Unión, da Argentina – e os embates das fases iniciais de Copa do Brasil como competições simultâneas.

O novo técnico, Rafael Dudamel, embasado por uma diretriz do presidente Sérgio Sette Câmara, já disse que não vai praticar a ideia de rodízio ou revezamento de muitos titulares ao longo da temporada.

“Toda competição tem grande importância. Estamos formando um grupo amplo, competitivo e com experiência. A questão física vai ser levada em consideração. Vamos decidir qual partida usar para preparar para a Sul-Americana, sem descuidar do Estadual”, avisou o venezuelano, que deixou o comando da seleção de seu país para assumir o desafio em solo brasileiro.

Plantel

O Atlético de 2020 está mais jovem em relação ao elenco do ano passado. Leonardo Silva, 40, Elias, 34, e Luan, 29, entre outros, deixaram o clube.

A diretoria atleticana vem apostando em contratações de atletas mais novos, como o lateral-direito Mailton, 21, o volante Allan, 22, o atacante colombiano Dylan Borrero, 18, além do aproveitamento de peças garimpadas na base. Outro reforço que chegou foi o meia Hyoran, 26.

Aos mais jovens se juntam os atacantes Bruno Michel, 20, e Bruno Silva, 19, contratados pelo alvinegro no ano passado e que estão entre as apostas para a temporada.

O grupo já contava com os jovens Bruninho, 19, e Marquinhos, 20. Por causa dos bons anos no Botafogo e no Fortaleza, respectivamente, o zagueiro Gabriel, 24, e o meia-atacante Edinho, 25, ganham nova oportunidade neste ano.

Outra novidade da temporada alvinegra e que deverá ser útil durante o Campeonato Mineiro é a chamada “equipe de transição”, formada por garotos bem avaliados da base, mas que já estouraram a idade de júnior, como o atacante Alessandro Vinícius, 20, com passagem pelo profissional, e por nomes mais jovens e promissores, como o volante Neto e o atacante Felipe, que têm apenas 17 anos.

Eles podem ser convocados a qualquer momento para o time principal.