ENQUANTO O HEXA NÃO VEM

Museu Seleção Brasileira bate recorde de público

Inaugurado em 2014, museu expõe informações, troféus, objetos históricos, além das conquistas do Brasil ao longo destes 100 anos de história

ESTADÃO CONTEÚDO
20/06/18 - 19h51

Enquanto nossos craques estão na Rússia, a torcida que ficou no país arrumou um jeito de estar perto de seu orgulho. E esse desejo foi convertido em recorde. No último dia 6, o Museu Seleção Brasileira recebeu 507 visitantes, o maior número desde a inauguração, em 18 de março de 2014.

Dos torcedores que curtiram as atrações multimídia, o acervo de troféus e os objetos históricos, 249 eram alunos de escolas públicas que entraram, gratuitamente, pela parceria da CBF com a rede de ensino. O recorde anterior havia sido registrado em 12 de outubro, Dia das Crianças, de 2017, quando 423 pessoas entraram no Museu Seleção Brasileira.

O passeio começa no saguão da sede da CBF, onde um painel acionado por toque mostra a linha do tempo da Seleção ao mesmo tempo em que conta a história mundial durante o período de 1914 a 2014. Logo na entrada, uma homenagem à torcida brasileira.

Depois, um vídeo emocionante mostra as principais conquistas do Brasil ao longo destes mais de 100 anos de história e um painel com documentos históricos conta como a Seleção fez sua estreia, em 21 de julho de 1914 contra o Exeter, da Inglaterra. Na sessão Nossa Pele, camisas ficam em exibição, sendo cinco delas usadas nas conquistas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Em dez pontos de escuta de rádio, oportunidade única de se emocionar com narrações de gols do Brasil, de 1919 a 2013. Telas de tecnologia touch mostram vídeos, estatísticas e escalações dos jogos do Brasil. Na Galáxia de Troféus, 200 peças e troféus ficam em exposição. Além da Seleção principal, há também espaço reservado para a Seleção de Futebol Feminino e das categorias de base. No Reis do Mundo, o visitante tem a oportunidade de apreciar os cinco troféus das Copas conquistadas.

O Passeio dos Campeões é uma tela com cerca de 1400 estrelas, que representam os jogadores convocados durante toda a história da Seleção Canarinho. No Planeta Brasil, um globo terrestre interativo aponta cada país que jogou contra o Brasil, com informações sobre vitórias, derrotas e empates dos confrontos.

Em um dos momentos mais arrepiantes da visita, pontos com óculos de tecnologia virtual permitem ao torcedor estar no vestiário e no campo com os jogadores da Seleção. A Canarinha é uma atração feita especialmente para os pequenos, onde a criança pode testar as informações aprendidas durante a visita, com Quizz, Quebra-Cabeça e Jogo da Memória. Na loja do Museu Seleção Brasileira, há a opção de adquirir camisas oficiais, lembranças e produtos exclusivos para relembrar um passeio que emociona toda a família.

Pra encerrar com chave (na verdade, medalha) de ouro, está exposto o símbolo maior da conquista brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.