Seleção brasileira

Gabriel Jesus e Everton: as possíveis mudanças de Tite contra o Peru

Jogadores entraram em campo contra a Venezuela, na última terça-feira, e deram nova vida ao time

Everton Cebolinha foi ovacionado pela torcida e vem pedindo passagem na seleção brasileira | Foto: Lucas Figueiredo/CBF. Everton
Josias Pereira| @superfcoficial
20/06/19 - 15h52

Artilheiro da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, com sete gols marcados em 11 jogos, o atacante Gabriel Jesus pode voltar ao time titular da seleção brasileira. No banco durante os dois primeiros jogos da Copa América, frente a Bolívia e Venezuela, mas sempre entrando em campo, o jogador pode retomar a condição entre os 11, arranhada depois da péssima apresentação no Mundial da Rússia, quando deixou a competição sem marcar um gol sequer.

No empate sem gols com a Venezuela, ele substituiu Richarlison, atuando aberto pela esquerda e também invertendo posições com Firmino como o atacante referência. 

Outro jogador que vem pedindo passagem é Everton Cebolinha, que teve seu nome gritado pela torcida na Arena Fonte Nova. Geralmente, a disputa do atleta do Grêmio é como David Neres, que vem caindo aberto na ponta direita. Mais agudo, Everton é talvez o único jogador da seleção brasileira neste momento que busca jogadas mais ousadas e em profundidade pela ponta, coisa que seus pares, principalmente Neres, ainda não conseguiu executar com precisão. 

Tite já excluiu a possibilidade de colocar Neres e Everton juntos no ataque da seleção brasileira. "Com os dois juntos (Everton e Neres) eu perco mais essa possibilidade de traduzir a criação em gol. Eu ficaria com a área menos pesada na hora de concluir, terminar a criação. Ficaria sem um jogador mais terminal", explicou o comandante da seleção brasileira. 

O certo é que mudanças precisarão ser feitas para dinamizar o ataque da seleção brasileira, que no último jogo teve apenas uma finalização certa, além de 37 bolas cruzadas para a área. Roberto Firmino teve uma atuação apagadíssima diante da Venezuela, a não ser quando apareceu de forma decisiva nos três gols não validados para a seleção brasileira, dois deles em posição de impedimento marcado pelo VAR. Apesar disso, segue prestigiado, podendo ter sequência na frente. 

Richarlison e Neres, os jovens dessa seleção, poderiam deixar o time titular. O Brasil joga contra o Peru, no próximo sábado, às 16h, pela última rodada do Grupo A da Copa América. Para classificar às quartas de final, a seleção precisa de apenas um empate. A vitória, todavia, sela a vaga na primeira posição. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.