No Mineirão

Messi está pela 4ª vez em Belo Horizonte com igual desafio

Craque tem de novo a missão de carregar a seleção argentina, que entra em campo pressionada contra o Paraguai

Agüero, Messi e De Paul em clima mais leve durante treino dessa terça-feira (18) na Cidade do Galo; seleção chegou no domingo à noite a Belo Horizonte após a derrota para a Colômbia | Foto: Fred Magno
Thiago Nogueira
19/06/19 - 07h00

Cinco vezes o melhor do mundo, Messi coloca os pés pela quarta vez no gramado do Mineirão, nesta quarta-feira (19), às 21h30, contra o Paraguai. De novo, recai sobre o craque a responsabilidade de carregar a Argentina, que decepcionou na estreia, derrotada pela Colômbia, pelo grupo B da Copa América.

O astro argentino esteve em Belo Horizonte pela primeira vez há 11 anos, em 18 de junho de 2008. Próximo de completar 21 anos de idade, ele dava trabalho para a defesa do Brasil no empate sem gols, que ficaria marcado pelas vaias da torcida canarinho ao então técnico Dunga. O jogo era válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Dali em diante, Messi passava a ser Messi, conquistando, dois meses depois, o ouro olímpico nos Jogos de Pequim. Embora não tivesse levado a seleção principal de seu país a títulos, seu reinado frente ao Barcelona lhe daria uma coleção de taças e Bolas de Ouro.

Sua marca no Gigante da Pampulha seria cravada na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, com o belo gol da vitória sobre o Irã, já nos acréscimos. Naquele ano, por muito pouco o time argentino não tirou o grito de campeão preso na garganta, mas perdeu a final do Mundial para a Alemanha, no Maracanã.

Em 2016, Messi e Argentina foram presas fáceis para o Brasil na partida que marcava a volta da seleção brasileira à capital mineira após o 7 a 1. Anulado em campo, o craque viu seu time tomar 3 a 0 em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa da Rússia.

Capitão argentino, Messi se coloca mais uma vez como termômetro do conjunto de seu xará Lionel Scaloni, técnico em sua primeira competição oficial. Como a postura diante dos colombianos, na primeira rodada, não agradou, é provável que o treinador mexa bem na equipe, sacando Saraiva, Guido Rodríguez e até os tarimbados Dí Maria e Agüero, dando vez a Casco, Pereyra, De Paul e Lautaro Martínez.

Cidade do Galo. A seleção da Argentina treinou nessa quarta-feira (18), na Cidade do Galo, que foi sua casa durante a Copa do Mundo de 2014 e que também cedeu o espaço antes do jogo das Eliminatórias, em 2016. Apenas 15 minutos foram abertos à imprensa. “Não vou confirmar a equipe para amanhã (quarta-feira). Se fizermos mudanças, elas serão na partida. Alguns jogadores não estão 100%. Vamos esperar se respondem bem, não quero confirmar agora”, destacou Scaloni.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.