Pedra no sapato

Troco no Paraguai vale vaga na semifinal para o Brasil na Copa América

Rivais desta quinta-feira (27) eliminaram o Brasil em duas das últimas três edições da competição continental

Por Josias Pereira
Publicado em 27 de junho de 2019 | 07:00
 
 
Treinador deixou o ‘merecimento’ de lado e agora aposta nos resultados individuais para montar o time Raul Arboleda/AFP

Merecimento. Essa é uma das palavras que Tite mais utiliza na seleção brasileira para justificar o que busca em seus jogadores. Resgatar o prestígio da camisa verde e amarela era o principal objetivo do técnico. Tite seguiu sua máxima durante a Copa. Um merecimento nem sempre compreendido. Quando Jesus seguia seu jejum de gols, poderia até ser compreensível a aposta no garoto, o artilheiro das Eliminatórias.

O merecimento transformou-se em teimosia. E abraçado com suas convicções, Tite naufragou em solo russo.

Por isso, o merecimento na Copa América vem acompanhado de resultados. Nesta quinta-feira (27), às 21h30, na Arena do Grêmio, ele tem mais um teste de fogo. Uma partida contra o Paraguai, um rival sul-americano que já complicou o Brasil em edições recentes do torneio – eliminou os brasileiros em 2011 e em 2015.

Um jogo no estádio no qual Renato Gaúcho, a principal sombra de Tite na seleção, é rei. Uma eliminação poderia mudar o rumo da seleção e o cargo pender para Gaúcho? Tudo é possível. Mas o certo é que Tite vem fazendo mudanças constantes para mudar o elenco. Resta a possibilidade de colocar Paquetá em campo, coisa que ele ainda não fez.

Quando Richarlison e David Neres começaram a oscilar e o clamor popular por Everton Cebolinha passou a ser constante, o técnico teve que ceder. Mudou o time. “Isso vai mais do momento do jogo”, opina Tite sobre as mudanças que propôs durante a Copa América. Mas é notório que a aceitação da seleção às críticas mudou, principalmente após a decepção no último Mundial.

No Sul. A relação do Rio Grande do Sul com a seleção brasileira nos últimos anos é evidente. Há uma dinastia gaúcha que impera no comando da equipe verde e amarela nos últimos 13 anos. Tite é o quarto técnico consecutivo do estado na seleção e foi criado no interior gaúcho assim como Dunga, Mano Menezes e Felipão. Dunga dirigiu a seleção duas vezes, inclusive.

Nesta quinta-feira (27), em Porto Alegre, a seleção busca a vaga na semifinal da Copa América com os laços gaúchos renovados, não apenas pela presença de um comandante, mas também por alguns pilares nos três setores do campo com forte ligação com o estado.

No gol, está Alisson, goleiro campeão da Champions League com o Liverpool, mas que despontou para o futebol vestindo a camisa do Internacional.

Até pouco tempo, o volante Arthur, do Barcelona, desfilava seu talento na Arena do Grêmio, local onde ainda atua o atacante Everton, sensação do time.

Surpresa. A última atividade da seleção antes do duelo desta quinta-feira contra o Paraguai, pelas quartas da Copa América, teve a presença dos 23 convocados. O meia Fernandinho e o goleiro Cássio treinaram normalmente, mas pouco tempo após o trabalho, a comissão técnica optou por vetar Fernandinho, que seria o substituto de Casemiro. Allan joga.

Mudança. Após o treinamento, a comissão técnica teve um papo com o jogador e chegou à conclusão de que o volante não está 100% recuperado das dores no joelho direito. Com isso, Allan ganhou a vaga no meio de campo. Tite deixou claro que se o Brasil avançar Fernandinho estará pronto para o duelo da semifinal. Por isso preferiu deixá-lo fora nesta quinta.

Preservado. A atividade ocorreu no CT do Grêmio e não no local da partida, a Arena do Grêmio, para preservar o gramado. O campo da Arena recebeu críticas dos jogadores nos últimos dias, inclusive do argentino Lionel Messi. Nas últimas 24 horas, Porto Alegre teve chuva forte e uma queda brusca de 15ºC na temperatura.

Na ativa. Na noite da última terça-feira, o atacante Neymar curtiu uma festa junina promovida pela cantora Anitta e prestigiou o aniversário de Vinicius Júnior no Rio de Janeiro. As duas aparições marcaram o retorno do atacante do PSG a eventos sociais após a acusação de estupro por parte da modelo Najila Trindade. O jogador curte férias no Brasil e se recupera de uma lesão no tornozelo direito, contusão que o tirou da disputa da Copa América.

Cansaço

O time do Paraguai não tem nenhum desfalque para o duelo desta noite contra o Brasil, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Como jogaram no último domingo, os atletas tiveram um dia a menos de preparação do que a seleção brasileira e foram recebidos debaixo de muita chuva na capital gaúcha. Por isso, a comissão técnica paraguaia apostou bastante no descanso para a partida decisiva desta quinta-feira (27). O adversário do vencedor desta noite será conhecido nesta sexta-feira (28), quando Argentina e Venezuela se enfrentam no Maracanã. O duelo da semifinal será disputado no Mineirão.