O goleiro Gabriel Brazão, de 21 anos, vive situação inusitada no Cruzeiro. Quarenta dias depois de chegar a Belo Horizonte, ele ainda não pode assinar contrato com a Raposa. De acordo com o clube, “pendências na documentação” junto a Internazionale, da Itália, ainda impedem a confirmação da contratação do jogador.
Brazão chegou a BH no dia 18 de janeiro para passar por exames médicos e assinar contrato. A princípio, o vínculo se estenderia até a metade de 2023. Entretanto, de acordo com o clube, “há alguma documentação pendente ainda, o (departamento de) futebol ainda não conseguiu receber toda a documentação para poder anunciar. Seguimos no aguardo”.
Conforme anunciado inicialmente, o jogador seria emprestado ao Cruzeiro sem ônus, sendo que o clube arcaria apenas com parte dos vencimentos do atleta. Nem mesmo as boas relações de Ronaldo Fenômeno com a Internazionale, clube em que atuou, conseguiram acelerar o processo.
Apesar de toda a indefinição, Brazão segue fazendo seu trabalho diariamente na Toca da Raposa, treinando com os demais companheiros de posição e aguardando pacientemente poder ter a situação regularizada e, quem sabe, enfim poder fazer sua estreia no time profissional. E a perseverança parece mesmo ser a qualidade mais importante do goleiro de 1,92m nos últimos anos.
Sem nunca ter atuado pelo Parma, que pagou R$ 11 milhões ao Cruzeiro para contratá-lo em janeiro de 2019, Brazão se transferiu para a Internazionale cinco meses depois, mas também não fez nenhuma partida oficial pelo clube. Acabou emprestado ao Albacete (cinco partidas) e depois, na temporada 2020/2021, ao Oviedo (apenas dois jogos oficiais).
No ano passado, quando poderia ter sua grande chance, se reapresentou a Inter no dia 5 de agosto, mas três dias depois rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e teve que passar por uma cirurgia.
Brazão foi autorizado pela Inter a dar sequência a sua recuperação no Brasil. Em setembro de 2021, ainda tendo que usar muletas, fez tratamento de fisioterapia na Toca. Em 15 de novembro, voltou a calçar as luvas, para primeiros trabalhos. No mês seguinte já estava totalmente liberado, fazendo todas as atividades de campo. Brazão tem contrato com a Inter até julho de 2024.
Histórico
Revelado na base do Cruzeiro (chegou ao clube com 14 anos), Brazão se destacou cedo, inclusive pela seleção brasileira.
Em 2017, foi eleito o melhor goleiro do Mundial Sub-17, quando o Brasil terminou em terceiro lugar na competição. No mesmo ano, ajudou o Cruzeiro a conquistar a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil Sub-20.
O bom desepenho na base vez com que fosse chamado para o grupo principal. A partir de 2018, passou a treinar com Fábio, Rafael e Vitor Eudes, orientados pelo treinador de goleiros Robertinho.
Em outubro de 2018, chegou a ser convocado por Tite para a seleção brasileira principal, para amistosos contra Uruguai e Camarões. No ano seguinte foi para o futebol europeu.