Líder isolado da Série B, o Cruzeiro agora volta as atenções para as oitavas de final da Copa do Brasil, quando enfrentará, na próxima quinta-feira (23), às 19h, no Maracanã, o Fluminense. Após ir aos pênaltis contra o Remo (PA) para chegar às oitavas, a Raposa embarcará rumo ao Rio de Janeiro para o principal confronto da temporada até então durante o melhor momento da equipe desde a chegada do técnico Paulo Pezzolano.
Desde a derrota para o Leão, em 19 de abril, no Baenão, o Cruzeiro voltou a campo em outras 12 oportunidades. A Raposa soma dez vitórias, um empate e apenas uma derrota, aquela contra o Vasco, por 1 a 0, no mesmo Maracanã, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. A sequência sustenta a liderança da Raposa na Série B quatro pontos à frente do vice-líder, que, aliás, é o próprio Cruz-Maltino, e a 11 do Sport, o primeiro fora da zona de classificação para a Série A.
Apesar do bom momento, Pezzolano mantém os pés no chão. Em entrevista coletiva após a vitória sobre a Ponte Preta, na última quinta (16), por 2 a 0, o técnico ressaltou que, embora o Cruzeiro seja o maior campeão da Copa do Brasil, a prioridade, nesta temporada, é o acesso para a primeira divisão. “Jogar a Copa do Brasil é um presente que nós temos hoje. Sei que o Cruzeiro merece ganhar a copa pela história, mas temos que ter noção do presente do Cruzeiro e a única coisa em que estou pensando é o acesso. Se ganharmos, melhor, porque vamos para ganhar”, destacou.
Pezzolano, por outro lado, garantiu que, mesmo assim, os torcedores verão uma equipe muito aguerrida. “Vamos lutar 98 minutos e, se precisarmos, vamos lutar outros cem minutos para buscar a classificação. (...) Se Deus quiser, vamos passar desta fase, vamos ganhar, mas o foco é o acesso. A pressão é toda do Fluminense, (porque) tem tudo para ganhar e qualidade para fazê-lo, mas vai enfrentar um Cruzeiro muito aguerrido”, ressaltou.
Enquanto a Raposa atravessa um momento regular, o Fluminense ainda é inconstante desde o retorno de Fernando Diniz. Apesar de vitórias como a goleada por 10 a 1 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, pela Copa Sul-Americana, e os 5 a 3 contra o Atlético pelo Brasileiro, o Tricolor acumula derrotas para Atlético Goianiense, Juventude e Flamengo nos últimos cinco jogos. Neste momento, a equipe é a 13ª colocada no nacional, com 15 pontos somados em 12 jogos.
O Cruzeiro viajará para o Rio às vésperas do confronto, na próxima quarta-feira (22). Até lá, a Raposa segue a preparação iniciada nesse sábado. Entre segunda e quarta, Pezzolano terá três sessões de treinamento na Toca da Raposa II, às 10h. Já o jogo de volta está previsto para 12 de julho, no Mineirão, às 21h.