Mudanças políticas

Cruzeiro cria conselho gestor, mantém Wagner e cancela reunião do dia 21

Futebol profissional da Raposa, comandado por Zezé Perrella, terá decisões independentes

Acordo entre Wagner Pires e Zezé Perrella promoveu uma mudança significativa na política celeste | Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Josias Pereira | @superfcoficial
17/10/19 - 18h17

O Cruzeiro anunciou nesta quinta-feira mudanças importantes em seu modelo administrativo. O clube terá um conselho gestor formado por seis conselheiros, com a permanência de Wagner Pires como presidente do clube até o fim de 2020, cumprindo assim seu mandato, e Perrella permanecendo no futebol celeste durante o mesmo período. Dentre as medidas que estarão a cargo desse conselho destaca-se a reestruturação administrativa do Cruzeiro, principalmente na parte financeira e da readequação de salários. 

Esse são os seis conselheiros escolhidos: 

Célio Elias
Zezé Franelli
Hermínio Lemos (primeiro vice-presidente) 
Giovanni Baroni (ex-candidato à vice-presidência do Cruzeiro na chapa de Sérgio Rodrigues) 
Darci Martins Fraga (conselheiro efetivo) 
Jarbas Matias dos Reis (conselheiro efetivo e integrante da Comissão de Sindicância que apurou irregularidades na administração de Wagner Pires) 

Mesmo com a sequência de Wagner Pires, um detalhe que chama atenção no comunicado oficial divulgado pelo Cruzeiro é que o futebol profissional da Raposa, comandado por Zezé Perrella, terá decisões independentes dentro do novo modelo administrativo.

Com as medidas adotadas, o Cruzeiro decidiu cancelar a reunião extraordinária do próximo dia 21 de outubro, que definiria pelo afastamento de Wagner Pires de Sá e os seus vices Hermínio Lemos e Ronaldo Granata.  

Dentre os conselheiros que farão parte desse grupo gestor está o próprio Hermínio Lemos, que já havia adiantado que não renunciaria ao cargo de vice-presidente, como vinha sendo colocado como condicional para o cancelamento da reunião extraordinária do conselho. Um acordo entre as partes foi estabelecido para apaziguar os ânimos.  

Eleição 

Com isso, fica mantida as eleições no cronograma habitual, acontecendo possivelmente em outubro do próximo ano e o novo presidente assumindo justamente no ano do centenário do Cruzeiro. 

Os envolvidos 

A reportagem do Super FC entrou em contato com alguns dos envolvidos na atual situação política do Cruzeiro. O presidente Wagner Pires, assim como Zezé Perrella, não atenderam as ligações. Hermínio Lemos, por sua vez, preferiu não comentar sobre a situação enquanto não estiver a par de todos os procedimentos. Jarbas Matias dos Reis, outro membro do conselho gestor, declarou apenas que todos os conselheiros envolvidos na nova administração ainda se reuniriam para definir diretrizes e como será a atuação do conselho. 

Veja abaixo a nota oficial do Cruzeiro: 

A decisão foi tomada depois que o presidente Wagner Pires de Sá e o presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella ouviram seus pares de conselho no sentido de apaziguar a situação política do clube bem como caminhar em busca de uma solução para os problemas financeiros e administrativos de momento.
 
Como é de conhecimento público o Cruzeiro atravessa uma das maiores crises financeiras de sua história e continua em risco de rebaixamento para a SEGUNDA DIVISĀO. O torcedor carrega com orgulho o troféu de  nunca ter caído pra segundona e faz questão de mostrá-lo para qualquer adversário e jamais poderemos imaginar que o contrário aconteça. Já começamos a trabalhar para reorganizar as finanças do clube e a vitória sobre o Sāo Paulo nos abre caminhos pra um horizonte de resultados positivos.
 
Ficou definido que que o presidente Wagner Pires de Sá vai cumprir seu mandato até o final de 2020, com o presidente do conselho Zezé Perrella assumindo o comando do futebol profissional que terá decisões independentes.

Foi criado ainda um Conselho Gestor formado por 6 conselheiros:

Célio Elias
Zezé Franelli
Hermínio Lemos
Giovanni Baroni
Darci Martins Fraga
Jarbas Matias dos Reis
 
Diante dessa decisāo entendemos que torna-se desnecessária a reunião do Conselho Deliberativo marcada para o dia 21 próximo tornando-se sem efeito o edital de convocação publicado pela presidência do órgão. O importante agora é abraçarmos o clube nesse momento decisivo de sua história no Campeonato Brasileiro, assim como se comportaram nossos torcedores na quarta-feira diante do Sāo Paulo.

Belo Horizonte, 17 de outubro de 2019. Wagner Pires de Sá - Presidente do Cruzeiro Esporte Clube
Zezé Perrella - Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: