Alento

Cruzeiro dá primeiro passo rumo à recuperação plena no Brasileirão

Vitória sobre o São Paulo deu alívio à Raposa, mas triunfo sobre o Corinthians será fundamental na luta contra o rebaixamento

O técnico Abel Braga confia no empenho dos atletas para sair da má fase | Foto:
Rodrigo Rodrigues| @SuperFCoficial
17/10/19 - 10h00

Ele segue no CTI, mas deu esperança aos familiares ao apresentrar discreta reação. Ainda respira por aparelhos, e os próximos dias serão fundamentais para avaliar melhor o quadro. Tempo suficiente para atestar se continuará vivo ou será "degolado" no final do ano. 

O relato acima poderia ser o boletim médico de um paciente que se encontra internado em fase terminal. Mas, exageros à parte, a analogia serve para contextualizar a situação do Cruzeiro na temporada. 

A dose de adrenalina responsável pela "discreta reação" atende pelo nome de vitória sobre o São Paulo. Por "próximos dias", leia-se Corinthians, adversário de sábado, às 19h, em Itaquera, pela 27ª rodada do Campeonato. Afinal, um triunfo em São Paulo poderá, sim, significar a plena recuperação. Do contrário, o tratamento voltará à estaca zero.

Calejado, o treinador Abel Braga não arrisca um prognóstico, mas aposta na disposição dos atletas nesta reta final, para afastar de vez o iminente risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. 

"Não posso garantir que vamos conseguir correr assim novamente, mas vamos marcar em cima. Vamos jogar o nosso melhor e com toda a entrega. Empatamos dois jogos em que corremos muito também. Eles (jogadores) estão indo até o limite, estão se entregando dentro de campo", elogiou o comandante. 

Apesar do alívio provocado pela vitória sobre o São Paulo, Abel Braga tem ciência de que a situação não permite relaxamento. Com 25 pontos, a Raposa ocupa a desconfortável 18ª colocação, segunda equipe da zona de rebaixamento. Para o treinador, no entanto, o primeiro passo foi dado.  

"Existia um peso e ainda existe, mas sabemos que há um caminho e isso é o mais importante. O caminho para ganhar nós já sabemos, para dificultar uma derrota também. Mas acho que, daqui para a frente, vamos jogar mais, pois saiu um peso hoje (quarta). A gente sabe o tamanho das lágrimas que correram depois do jogo contra a Chapecoense. Que (as lágrimas) sejam menores contra o Corinthians", adverte Abel Braga.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.