Descalibrado

Cruzeiro: desequilíbrio nas laterais também marca fase ruim no Brasileirão

Sucesso atual de Orejuela contrasta com momento de Egídio, 'sumiço' de Dodô, oscilações de Edílson e esperanças da base; veja números

Cruzeiro vive verdadeira gangorra nas laterais em 2019 | Foto: Montagem Super FC / Vinnicius Silva / Cruzeiro
Josias Pereira | @superfcoficial
29/10/19 - 07h00

A partida contra o Fortaleza, o empate por 1 a 1 no Mineirão, no último sábado, acentuou a gangorra dos laterias do Cruzeiro. Enquanto na direita, Orejuela retornou ao time titular e fez seu primeiro gol pelo time celeste, na esquerda, Egídio recebeu as vaias do torcedor pelo erro no tento marcado pelo time cearense e também pelos sucessivos cruzamentos improdutivos. 

A atuação do lateral levantou questionamentos sobre a ausência de Dodô, que fez um bom ano de 2018 com o Santos e chegou à Raposa com a expectativa de assumir em definitivo a posição. Mas não foi bem o que aconteceu. 

Com Rogério Ceni, Dodô foi até testado como volante, tendo algumas oportunidades na lateral. Agora com Abel, Egídio vem sendo o titular. Há ainda no setor, o jovem Rafael Santos, que foi a campo em duas oportunidades nesta temporada, dentre eles a derrota para o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque. 

A LATERAL-DIREITA

Na lateral-direita, o Cruzeiro ao menos conseguiu encontrar estabilidade com o colombiano Orejuela em uma temporada de muitos altos e baixos de Edílson. 

Carregando...

“Tenho de seguir fazendo meu trabalho, o que o professor me pede. Vou procurar dar um pouco mais, pois precisamos sair desta situação, que é muito difícil. Venho sendo convocado para a seleção e espero continuar assim. Para isso dou o melhor a cada dia”, disse Orejuela, em entrevista na Toca. 

“Estamos vivendo momento difícil, sempre estamos buscando os resultados, mas infelizmente acabamos apenas com o empate. De qualquer forma fico feliz por fazer o gol com esta camisa e só lamento que a gente não tenha vencido. A gente vem trabalhando para melhorar, insistindo no que queremos, fazendo coisas boas. Nossa equipe está jogando bem. E agora esperamos que a sorte vire um pouquinho para o nosso lado. Se vencermos a próxima partida já sairemos da zona de rebaixamento. Então é ganhar e ganhar”, salientou ainda o lateral-direito colombiano. 

Edílson, por sua vez, conviveu com lesões, a falta de ritmo e a responsabilidade pela saída de Rogério Ceni. Ganhou a confiança de Abel em jogos-chave, como as vitórias sobre São Paulo e Corinthians, fundamentais para dar um novo ânimo à equipe. 

O outro nome no setor é o jovem Weverton, que chamou a atenção depois da caneta aplicada em Neymar durante o treinamento da seleção brasileira para a Copa América. Ele foi a campo em quatro partidas nesta temporada, mas acabou perdendo espaço depois de uma lesão no ombro. 

QUEM MAIS CRUZA 

Curiosamente, em termos de cruzamento, o meia Robinho é que mais alça bolas à área no Cruzeiro, com 117 de acordo com o Footstats. São 31 cruzamentos certos e 86 errados, um rendimento de 26,5%, o 13º melhor do Brasileirão 2019. 

OS NÚMEROS DOS LATERAIS CELESTES NO BRASILEIRÃO

Orejuela 

Jogos: 14
Gols: 1
Chutes para marcar um gol: 6
Assistências: 0
Desarmes: 18
Cartões amarelos: 2
Cartões vermelhos: 0
Cruzamentos certos: 16 
Cruzamento errados:  36 

Edílson 

Jogos: 10
Gols: 0 
Chutes para marcar um gol: 0
Assistências: 0
Desarmes: 11
Cartões amarelos: 4 
Cartões vermelhos: 2 
Cruzamentos certos: 3
Cruzamento errados:  26

Weverton

Jogos: 4 
Gols: 0
Chutes para marcar um gol: 0
Assistências: 0
Desarmes: 1 
Cartões amarelos: 0
Cartões vermelhos: 0
Cruzamentos certos: 2
Cruzamento errados:  17 

Egídio: 

Jogos: 19
Gols: 0 
Chutes para marcar um gol: 0
Assistências: 1 
Desarmes: 43 
Cartões amarelos: 1
Cartões vermelhos: 0
Cruzamentos certos: 16
Cruzamento errados:  97

Dodô: 

Jogos: 12
Gols: 0 
Chutes para marcar um gol: 0 
Assistências: 0 
Desarmes: 20 
Cartões amarelos: 1 
Cartões vermelhos: 0 
Cruzamentos certos: 5
Cruzamento errados:  40

Rafael Santos

Jogos: 2
Gols: 0
Chutes para marcar um gol: 
Assistências: 0
Desarmes: 0
Cartões amarelos: 1 
Cartões vermelhos: 0
Cruzamentos certos: 0
Cruzamento errados:  5  

números Footstats

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.