Em casa

Cruzeiro: dois mineiros têm a chance de conquistar o primeiro título no Estado

Matheus Pereira, nascido em Belo Horizonte, e Arthur Gomes, de Uberlândia, defendem pela primeira vez um clube de Minas Gerais e brigam pelo título estadual deste ano pelo Cruzeiro

Por Rodrigo Rodrigues
Publicado em 24 de março de 2024 | 06:00
 
 
Arthur Gomes (à esq.), nasceu em Uberlândia, e Matheus Pereira é natural de Belo Horizonte Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Do time considerado titular no Cruzeiro, poucos atletas ainda não conquistaram titulos estaduais na carreira. Quer seja por outros clubes ou pela própria Raposa, a maioria já sentiu o gostinho de levantar a taça em São Paulo, no Rio de Janeiro, Curitiba ou Porto Alegre.

Curiosamente, dois atletas nascidos em Minas Gerais compõem o quarteto que ainda não foi campeão regional: o meia-atacante Matheus Pereira, nascido em Belo Horizonte, e o atacante Arthur Gomes, de Uberlândia. Completam a lista o zagueiro carioca João Marcelo, e o atacante paulistano Rafael Elias. Na final do Campeonato Mineiro que está por vir contra o Atlético, quem ainda não deu a volta olímpica tem a chance de fazê-la pela primeira vez.

O primeiro confronto será no próximo 30 de março, às 16h30, na Arena MRV. O duelo de volta ocorre em 7 de abril, às 15h30, no Mineirão. Por ter feito a melhor campanha da fase classificatória, a Raposa tem a vantagem de jogar por dois resultados com saldo de gols iguais. 

Sonho de criança

Aos 27 anos, Matheus Pereira nunca havia jogado profissionalmente no Brasil. Em 2010, após curta passagem pela base do Democrata-GV, o meia desembarcou em Portugal, com apenas 14 anos, e foi admitido no Sporting. De lá, passou por Chaves-POR, Nümberg-ALE, West Bromwich-ALE, Al-Hilal, da Arábia Saudita, e Al-Wahda, dos Emirados Árabes. 

Em julho do ano passado, o cruzeirense assumido chegou à Toca II para realizar o sonho de infância. "Meu maior desejo finalmente se realizou!", comemorou o camisa 10 estrelado, quando a contratação foi anunciada. 

"Minha relação com o Cruzeiro começou quando ainda era bem novo. Minha família toda é atleticana e só o meu tio é cruzeirense. Ele começou a me chamar para assistir a alguns jogos e comecei a gostar. Era o time que tinha Alex, Luisão, Sorín... (2002 e 2003). Das memórias que tenho é um DVD quando o Cruzeiro foi campeão na época do Alex. Tem um gol dele contra o Fluminense, que ele recebe de costas e dá um tapinha por cima do goleiro. São as memórias que tenho do Cruzeiro desde pequeninho e aprendi a gostar do clube. Já foi algo natural. Uma relação de amor puro e que foi crescendo a cada dia", acrescentou Matheus Pereira, ao ser apresentado.

Matheus Pereira entre os ex-jogadores Careca e Célio Lucio, durante visita à Toca, em 2015

No Cruzeiro, Matheus Pereira soma 25 jogos e dois gols. 'Herdou' a camisa 10 de Alex e, canhoto como o ex-craque, tem a oportunidade de agora ser ele personagem do 'DVD', caso a Raposa conquiste a taça que não ergue desde 2019.

Menino da Vila

Arthur Gomes, de 25 anos, também deixou sua casa bem cedo para correr atrás do sonho de se tornar jogador. Do Uberlândia, onde deu os primeiros chutes, partiu para a capital paulista, onde ficou um período em formação no São Paulo. Em 2012, aos 14 anos, foi integrado à categoria de base do Santos e se tornou um dos 'Meninos da Vila'. 

Após se profissionalizar no Peixe, foi emprestado a Chapecoense e Atlético-GO até se mudar para o Estoril, de Portugal, em 2021. Na temporada seguinte, defendeu o Sporting, e, em julho passado, retornou ao Brasil para vestir a camisa estrelada. 

"Estou muito feliz de estar aqui no Cruzeiro, um clube gigante. Posso falar que é um sonho realizado, porque sou de Minas. É um prazer enorme estar aqui", festejtou ao acertar com a Raposa

Em 25 de fevereiro passado, teve a oportunidade de jogar pela primeira vez em casa, defendendo uma equipe profissional, quando esteve no gramado do Parque do Sabiá, em Uberlândia, na vitória do Cruzeiro sobre o Pouso Alegre por 2 a 0, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. 

"Sentimento de muito alegria poder jogar na minha cidade, com a torcida dos meus familiares e de toda nação a azul", vibrou Arthur Gomes após a partida. 

Com 31 jogos pelo Cruzeiro e cinco gols, o camisa 11 cruzeirense sente-se em casa e mira o próximo passo. "Vamos com tudo conquistar nosso objetivo, que é ser campeão mineiro", projeta.

Titulares do Cruzeiro campeões estaduais

- Rafael Cabral - Paulista pelo Santos (2010, 2011 e 2012)

- William - Gaúcho pelo Gremio (2015 e 2016)

- Zé Ivaldo - Paranaense pelo Athletico (2018, 2019, 2020 e 2023)

- Marlon - Carioca pelo Fluminense (2022)

- Lucas Silva - Mineiro pelo Cruzeiro (2014, 2018 e 2019) e Gaúcho pelo Grêmio (2020, 2021, 2022 e 2023)

- Lucas Romero - Mineiro pelo Cruzeiro (2018 e 2019)

- Mateus Vital - Carioca pelo Vasco (2016)