Campeonato Mineiro

Cruzeiro é derrotado pelo Pouso Alegre, adia classificação e perde série invicta

Equipe celeste voltou a perder depois de cinco jogos de invencibilidade. Foi a primeira vitória do time do Sul de Minas sobre a Raposa em jogos oficiais

Por Josias Pereira
Publicado em 18 de abril de 2021 | 12:58
 
 
Pouso Alegre e Cruzeiro fizeram um jogo disputado no Sul de Minas Bruno Haddad/Cruzeiro

Com quatro vitórias em sequência, cinco jogos sem perder e inspirando mais confiança na torcida, esperava-se mais um passo do Cruzeiro em sua caminhada por afirmação nesta temporada. Mais do que isso, era a chance do time cravar de forma antecipada à vaga na fase semifinal do Mineiro. Mas a Raposa falhou no objetivo e viu sua sequência invicta se encerrar com uma derrota por 1 a 0 para o Pouso Alegre, no Sul de Minas, gol marcado por Paulo Henrique, aos 44 minutos da etapa inicial. Foi a primeira vitória do Pouso Alegre na história. Pelo menos em jogos oficiais, já que o time do Sul de Minas considera um triunfo por 3 a 0, em um amistoso disputado 1986, não considerado pela Raposa.  

Com dificuldades para ajustar a marcação e também o jogo por causa do péssimo estado do gramado do Manduzão, o time estrelado foi vazado pelo Pouso Alegre, que não vencia há duas partidas, mas que já havia garantido a permanência na elite do Estadual. Com o resultado, o Cruzeiro segue na terceira posição, com 17 pontos, enquanto o time do Sul de Minas chegou aos 15 pontos e entra na última rodada com possibilidade de classificação às semifinais do Mineiro. O adversário do Dragão será o Tombense, fora de casa. 

A derrota adiou a vaga celeste ao mata-mata do Mineiro. Para selar a classificação, o time encara o Patrocinense, no próximo domingo (25), às 16h, no Mineirão. 

O jogo

A pesada sequência de jogos do mês de abril fez o técnico Felipe Conceição promover alterações no time. Matheus Neris, Felipe Augusto e especialmente Rômulo, um anseio da torcida do Cruzeiro, foram a campo e encararam, como os demais jogadores, os obstáculos naturais do gramado do Manduzão, no Sul de Minas. 

A qualidade de Rômulo foi mais uma vez constatada, mas a marcação da Raposa com os ‘Matheus’, Barbosa e Neris, permitiu espaços, assim como certas dificuldades defensivas apresentadas. O Pouso Alegre já vinha explorando passes em profundidade entre as linhas celestes. Paulo Henrique, em um destes lances, se atrapalhou com a bola devido ao estado irregular do gramado. 

Mas aos 44 minutos da etapa final, o time do Sul de Minas emplacou a jogada em mais uma falha de marcação da Raposa. Matheus Souza conseguiu uma roubada de bola no meio-campo e encaixou um passe perfeito para Paulo Henrique deixar Fábio para trás e, mesmo mancando após ser tocado pelo camisa 1 celeste, concluir para o fundo das redes.

Foi o terceiro gol do atacante no Mineiro, artilheiro do Pouso Alegre na competição. Paulo Henrique, no entanto, deixou o jogo lesionado. Pela primeira vez após cinco jogos, a defesa do Cruzeiro foi vazada. O primeiro gol levado por Fábio após 593 minutos de invencibilidade sobre os rivais. 

Na segunda etapa, o técnico Felipe Conceição demorou a fazer modificações no time. Esperou até cerca de 18 minutos. Mas não economizou. Foram três mexidas de uma só vez, mudando todo o ataque com as entradas de Stênio, Airton e Marcelo Moreno. O Cruzeiro permaneceu mais presente no ataque, explorando especialmente bolas alçadas à área contando com a presença marcante de um atacate referência. 

Uma verdadeira blitz se formou, com boas jogadas de Stênio, aparecendo com presença na área, além de uma finalização de Rômulo e uma cabeçada de Moreno. O Cruzeiro fortaleceu ainda mais sua presença no ataque com as entradas de Marco Antônio e Claudinho. Porém, o time não foi efetivo nas oportunidades que teve e o Pouso Alegre conseguiu estabelecer o resultado histórico que o possibilita sonhar até com uma vaga na fase final na última rodada. 

FICHA TÉCNICA

Pouso Alegre 1 x 0 Cruzeiro

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro 2021

Local: Manduzão, em Pouso Alegre

Público: - 

Renda:  - 

Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (CBF-MG)

Cartões amarelos: Erick (Pouso Alegre); Marco Antônio, Rafael Sóbis e Marcelo Moreno (Cruzeiro) 

Cartões vermelhos: -  

Gols: Paulo Henrique, aos 44 min do 1ºT (Pouso Alegre) 

Pouso Alegre

Cairo; Lucas Silva, Robson, Guilherme e Charles; Leandro Salino, Arilson, Roldan e Andrey (Erick); Matheus Sousa (Danilo Bala) e Paulo Henrique (Johnny). Técnico: Emerson Ávila

Cruzeiro

Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Weverton e Matheus Pereira; Matheus Neris (Claudinho), Matheus Barbosa (Marco Antônio) e Rômulo; Bruno José (Airton), Felipe Augusto (Stênio) e Rafael Sóbis (Marcelo Moreno). Técnico: Felipe Conceição