Experiência digital

Cruzeiro lança Fan Token da Nação Azul em novo tipo de contato com seu torcedor

Torcedor terá chance de participar de decisões importantes do clube, ajudando financeiramente a instituição e tendo a chance de receber recompensas exclusivas

Super.FC| @otempo
26/11/21 - 11h00

O mês de dezembro vai marcar o lançamento de um produto do Cruzeiro que dará ao torcedor a chance de participar ativamente de decisões importantes do cotidiano do clube, ajudando financeiramente a instituição e tendo a chance de receber recompensas exclusivas.

O Cruzeiro Fan Token (CRZ) oferece estrutura inédita no mundo do futebol, com expectativa de  comercialização de tokens que pode gerar até R$ 20 milhões em vendas. O produto terá opções para as diferentes classes sociais e a torcida poderá acessar serviços integrados e ainda concorrer a produtos oficiais.

Para celebrar o início desta parceria serão comercializadas artes comemorativas em NFT de dois ídolos da Raposa: Rafael Sóbis, que vai se aposentar este ano, e Ariel Cabral, que encerrará seu vínculo com o clube. O NFT (Non-Fungible Token) é um token não fungível, ou seja, um tipo de chave eletrônica criptográfica usada de forma única definindo originalidade e exclusividade.

Alguns exemplo de participação da China Azul será escolher a música do estádio, o design do ônibus, participar do mecanismo de solidariedade na negociação de atletas, entre outras decisões mais estratégicas, de acordo com o nível de participação dentro da plataforma.

“O Cruzeiro buscou um modelo inédito no mundo com organização e consolidação com seu token. O Cruzeiro procurou se afastar do modelo tradicional sem muitos benefícios para criar um modelo próprio e exclusivo para o seu torcedor. Neste novo modelo, o Cruzeiro não está amarrado a nenhuma limitação e aos poucos a gente espera que o fan token substitua o programa de sócio torcedor. Além disso, esperamos que o torcedor possa ter o retorno de seu investimento”, afirmou Rodrigo Moreira, Diretor de Marketing e Inovação do clube.

Torcedor com presença fundamental

O presidente Sérgio Santos Rodrigues destacou a nova forma de participação do torcedor, peça-chave no projeto.

"O modelo que o Cruzeiro se propôs a participar desde o início da gestão foi focado 100% em inovação e com o torcedor no centro de tudo. Escolher esta personalização com estrutura única é a maior prova da conexão entre clube e sua torcida. Vamos ter uma plataforma própria para aproximar ainda mais o torcedor ao programa de sócios, onde todos terão possibilidades diferentes do que outros torcedores quando o assunto é fan token. Ter a oportunidade de poder escolher um projeto que, ao mesmo tempo é financeiramente bom para o clube e também o melhor produto para o torcedor, é uma oportunidade muito boa”, comemora o mandatário. 

A novidade aumenta a visibilidade da marca e a lealdade dos torcedores e investidores, conectando parceiros e trazendo visibilidade para os envolvidos.

Outra opção de participação no Cruzeiro Fan Token (CRZ) é a de ser um investidor da plataforma. 

“O Cruzeiro Fan Token (CRZ) trará uma mudança estrutural para ajudar o clube a gerar novos negócios com mais transparência e sustentabilidade a longo prazo. O produto aproximará o torcedor cruzeirense que mora em qualquer lugar do planeta ao clube, gerando engajamento local e global. Os torcedores serão sócios do Cruzeiro Fan Token (CRZ)”, explica Alisson Mendonça, fundador da FAARO, que vai administrar a plataforma. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: