Atenção

Cruzeiro liga sinal de alerta na defesa após performance nas semis do Mineiro

Time levou mais gols para o Coelho do que em toda a primeira fase. Na última Série B, mesmo com campanha ruim, time teve a terceira melhor defesa

Zagueiro Ramon e o volante Matheus Neris conversam durante treinamento na Toca da Raposa II | Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Josias Pereira| @josiaspereira
16/05/21 - 09h50

Em preparação para o início da Série B, o Cruzeiro ajusta também seu sistema defensivo. O setor vem sendo um dos sólidos pontos do time, mas as recentes apresentações contra o América deixaram o alerta ligado. Foram cinco gols levados nos dois jogos das semifinais, mais do que em toda a primeira fase do Estadual, quando o Cruzeiro levou apenas quatro e possuía a melhor defesa da competição. 

A dupla vem sendo o experiente Ramon, que firmou-se no setor ainda no ano passado, e também o jovem Weverton, revelação da base que iniciou sua trajetória atuando de forma consistente, mas apresentou inconstâncias nos desafios contra o América. Uma das preocupações é o jogo aéreo. E, por isso, o time mira ao menos um reforço para o setor, trazendo também mais experiência para a zaga, que tem no banco Eduardo Brock, mas sem ainda conseguir se firmar entre os 11 titulares. 

Uma das poucas coisas que se salvaram na campanha celeste na última Série B, quando a Raposa terminou o torneio na 11ª posiçao, foi a defesa, a terceira melhor em toda a competição, com 32 gols sofridos, ficando atrás do América, com 23, e da Chapecoense, com 21, respectivamente o vice-campeão e o campeão da segundona.

Para encarar uma Série B tão pesada, ainda mais nesta temporada com a adição de clubes como Vasco, Botafogo, Coritiba e Goiás, o zagueiro Ramon sabe que será preciso ter um sistema defensivo sólido. 

"A gente tem que aplicar o poder defensivo que possuímos. Fomos a terceira melhor defesa no ano passado, isso mostra um poder muito bom. A gente sabe que nos pontos corridos precisamos pontuar a cada jogo, a cada rodada, e nós não tomando gols, temos a consequência de pontuar. Temos que levar isso para este ano também", projeta o zagueiro.

Outra situação que auxilia o Cruzeiro na empreitada é o fato de não começar a Série B devendo pontos, como o ocorrido no ano passado com a punição aplicada ela Fifa. Isto é um alívio, conforme aponta Ramon. 

"O ano passado foi atípico pela perda dos pontos que tivemos pela punição na Fifa. Mesmo com as vitórias no início, a gente acabou ficando na zona, isso atrapalha um pouco. Este ano é diferente. A gente tem que manter a nossa postura que jogamos no Mineiro, começar bem a Série B, para que no fim dê tudo certo", acrescentou o zagueiro. 

O Cruzeiro estreia na Série B no próximo dia 29 de maio, quando pega o Confiança, em Sergipe, às 16h30. Fora da final do Mineiro, o time segue a preparação na Toca da Raposa II com treinos nesta semana.  
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.