No mercado

Cruzeiro mira destaques da Série B, mas vê obstáculos; veja quem são

Raposa encontra dificuldades para fechar com os jogadores pela concorrência e a forma como deseja efetuar a negociação

Por Josias Pereira
Publicado em 24 de agosto de 2019 | 11:17
 
 
Atacante Guilherme, do Sport, está na mira do Cruzeiro Sport/divulgação

Em entrevista ao programa "Donos Da Bola", da Rede Bandeirantes, o técnico Rogério Ceni confirmou a intenção do Cruzeiro de adquirir jogadores de velocidade pelas beiradas de campo para poder suprir uma carência no elenco detectada e que influencia diretamente no estilo de jogo que pretende implantar na Raposa. Ele preferiu não apontar nomes, mas os alvos concentram-se hoje em destaque da Série B, como o atacante Guilherme, do Sport, e também o meia Claudinho, do Bragantino. Os dois jogadores pertencem a outros clubes e se encontram emprestados. 

"Prefiro não comentar sobre isso. Qualquer comentário dificulta a negociação, nós temos três ou quatro jogadores que estamos olhando, mas têm times que, logicamente, não querem soltar seus jogadores em meio à disputa da Série B, essa é uma coisa que eu deixo para a direção. Eu tenho dentro das possibilidades, o departamento de análise de desempenho que é extremamente competente aqui no Cruzeiro, a gente analisa alguns jogadores e vê o que é possível. Se não der aqui, nós vamos para outo jogador. Vamos tentar achar o mais rápido possível porque tem jogo já na outra próxima semana que é domingo, Vasco, Inter e Grêmio, e esses três jogadores para jogarem 90 minutos, sem troca, pesa muito para eles", avaliou o técnico. 

A Série B da dupla citada é extremamente positiva, mas o Cruzeiro encontra dificuldades para fechar com os jogadores pela concorrência e a forma como deseja efetuar a negociação. O Foostats aponta, por exemplo, Claudinho como o melhor jogador da Série B atual por meio do índice elaborado pelo perfil de análise. Até antes da partida contra o Coritiba, ele acumulava a terceira posição em finalizações no certame e era também o 1º em assistência para finalizações. Importante na campanha do Bragantino, a diretoria do time paulista pensa em exercer a opção de compra, uma vez que ele está emprestado pela Ponte Preta. 

Guilherme, emprestado pelo Grêmio ao Sport, é o outro alvo celeste. Mas há o interesse do Vasco na aquisição do atacante de beirada, o  2º da Série B em participações diretas (11) , o 2º com mais finalizações (51), o 5º em gols  (6) e o primeiro atacante em assistências para finalizações (25). 

Ceni destacou ainda ao "Donos da Bola" que de três a quatro jogadores estão sendo observados pela comissão técnica, além de avaliações no time sub-20. Nomes como de Everton Felipe, sem muitas oportunidades no São Paulo, também foi especulado na Raposa e o técnico tem urgência para poder contar com esses reforços pela sequência que a Raposa possui. 

"Pelo pouco que eu conversei com o Marcelo Djian (diretor de futebol), em algumas outras posições nós estamos super bem servidos, como na lateral-esquerda uma disputa boa entre Dodô e Egídio, com mais o Rafael subindo, então você tem posições que estamos bem servidos e com dificuldade até de deixar alguém com tanta história dentro do clube no banco. Mas pelo lado do campo, pelo menos no estilo de jogo que a gente, é que a gente precisa de trocas. Agora os jogos estão sendo semanais, mas daqui a pouco começam domingo, quarta e domingo e esses jogadores cansam muito, são atletas de fibra rápida, que trabalham com essa intensidade. Então para essas posições, a gente precisaria, eu sei que o mercado está bem restrito, de fora a gente não pode trazer ninguém, da Série A tem gente que já fez os sete jogos, mas sobra pouco da Série B, um ou outro jogador da Série A que não completou o número de jogos. Acompanhei também o treino do sub-20 hoje pela manhã para tentar encontrar algum atleta com essa característica, mas talvez seja a peça dentro do modelo de jogo que a gente mais precise no momento", destacou Rogério Ceni.