Como vem fazendo periodicamente após Ronaldo Nazário assumir a gestão do clube, o Cruzeiro mostra um pouco dos bastidores – mas não só dos jogos. Desta vez, no vídeo publicado sobre o jogo contra o CRB, nessa quarta-feira (8), a equipe de comunicação levou ao público informações sobre a saúde dos atletas, mais precisamente a respeito do processo de recuperação e prevenção de lesões.

"Até 48 horas depois do jogo a gente faz um processo de monitoramento envolvendo toda a equipe. Nesse período, a gente percebe as características de fadiga ou melhora da performance para saber se o atleta já tem condição de receber uma nova carga de treinamento ou se temos que fazer um novo ajuste", explica Natália Bittencourt, gerente de Saúde e Performance da Raposa.

Segundo ela, com dados em mãos, é possível passar à comissão técnica as reais condições físicas dos atletas. "Tendo as informações, a gente comunica para a comissão técnica para fazermos uma tomada de decisão mais assertiva", disse.

Também foi divulgada a tecnologia que o Cruzeiro tem à sua disposição, como equipamentos que mostram a temperatura dos músculos dos jogadores, os que medem força e altura de salto. Alguns dados são importantes para saber se há risco de lesões e se o treinamento precisa ser diferenciado.

"Nós registramos essa imagem térmica dos atletas, e isso faz com que a gente consiga, junto com outros procedimentos, uma avaliação longitudinal de como o atleta está respondendo a treinos e jogos, principalmente ao evento de maior demanda física, que é a partida oficial". explicou Rodrigo Saar, coordenador de Fisiologia.

Veja o vídeo: