Um dos poucos armadores de "origem" do elenco do Cruzeiro, João Paulo completa neste domingo (18) 50 dias da cirurgia para correção de uma lesão muscular na coxa direita. E apesar do longo tempo afastado, os prognósticos para a volta não são animadores: ele só deve voltar a ficar à disposição de Pezzolano durante o returno da Série B do Brasileiro.
O Cruzeiro não estabelece prazo para recuperação de seus atletas quando eles passam por cirurgias. Entretanto, a reportagem pesquisou sobre casos semelhantes aos de João Paulo e constatou que o período médio de retorno ficou próximo a 90 dias.
Sendo assim, João Paulo precisaria de mais 40 dias para estar de volta aos gramados. Se essa previsão se concretizar, ele poderia atuar no dia 30 de julho, quando o Cruzeiro vai ao interior de Santa Catarina enfrentar o Brusque, pela 20ª rodada da Série B, a segunda do returno.
João Paulo se contundiu no dia 23 de abril, durante a partida contra o Tombense, em Muriaé, pela terceira rodada da Série B. Uma semana depois, no dia 30, ele foi operado pelo médico do clube, doutor Sérgio Campolina, para corrigir a lesão muscular na região posterior da coxa direita.
Após passar os primeiros dias do pós operatório em sua residência, João Paulo iniciou os trabalhos de fisioterapia na Toca da Raposa no dia 11 de maio.
Antes da lesão, João Paulo vinha sendo um dos jogadores mais acionados por Pezzolano, participando de 16 partidas. Neste período, marcou quatro gols e deu duas assistências. Com ele em campo, foram dez vitórias, dois empates e quatro derrotas, em um aproveitamento de 66,6%.
João Paulo teve a contratação anunciada pelo Cruzeiro em dezembro do ano passado, após uma boa temporada pelo Atlético-GO.