Identidade visual

Cruzeiro retira coroa, traz tom azul escuro ao escudo e publica novo manual

Símbolo em alusão à Tríplice Coroa pode ser aplicado, mas como referência a um escudo histórico; veja mais possibilidades

Por Da redação
Publicado em 24 de janeiro de 2021 | 17:29
 
 
Escudo celeste foi atualizado pela nova administração Site oficial / Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou neste domingo (24) atualizações em seu escudo e também a publicação de um novo manual de identide visual. De acordo com o comunicado do próprio clube, as principais alterações no escudo são a saída da coroa, que marcava a conquista da Tríplice Coroa, e o retorno da cor primária para um azul de tonalidade mais escura.

O Cruzeiro justifica essas mudanças baseado no estatuto. “A cor oficial do Cruzeiro Esporte Clube é azul correspondente ao Padrão Pantone 286 CVC” e “o escudo do Cruzeiro Esporte Clube será constituído da constelação do Cruzeiro do Sul, dentro de uma circunferência azul, com as estrelas brancas, tendo em toda sua volta uma circunferência branca com os dizeres Cruzeiro Esporte Clube, no mesmo azul”, salientou o clube estrelado. 

A questão da ausência da coroa trouxe bastante repercussão nas redes sociais, com torcedores se mostrando contrários à alteração. O Cruzeiro, por sua vez, salientou que o escudo com a coroa ainda é permitido. No caso, como um escudo histório em referência à Tríplice Coroa. Outras honrarias podem ser aplicadas ao escudo, como os troféus da Libertadores, utilizados na camisa de 2003, além de “uma estrela simbolizando cada conquista do clube” ou uma “coroa com três torres”, sendo que “outras coroas poderão ser acrescentadas no uniforme, sempre que o futebol profissional do Clube obtiver, num mesmo ano, três conquistas de igual importância”. 

Edson Potsch, vice-presidente Executivo e superintendente de Marketing do Cruzeiro, apontou, em entrevista ao site oficial da Raposa, que as mudanças têm como objetivo fortalecer o uso correto das propriedades visuais do clube 

“O novo Manual de Marca e Identidade Visual é um trabalho importante dentre as ações de branding do clube, pois tinham sido feitas alterações ao longo dos anos que estavam em desacordo com o estatuto e havia vários erros de aplicações não previstas por veículos da mídia e até dentro do clube, como as camisas de goleiro no ano passado. Ao longo do ano, vamos usar a logo comemorativa do Centenário como base da nossa comunicação, mas a correção e ampliação das possibilidades da nossa marca permitirão uma maior visibilidade e padronização”, declarou o dirigente. 

Para acessar o novo Manuel de Marca e Identidade Visual do Cruzeiro, clique aqui.