Objetivos

Cruzeiro retoma futebol americano com reforços de nome e focado em consolidação

Equipe celeste ativou parceria com Betim Bulldogs e atletas experientes foram anunciados, como Augusto Oliveira, conhecido como 'The Bus', e Davison 'Sagat'

Augusto Oliveira é um dos jogadores defensivos mais experientes do futebol americano nacional | Foto: Reprodução / Instagram / Cruzeiro FA
Josias Pereira| @josiaspereira
24/09/21 - 12h04

O futebol americano está previsto para retornar em solo mineiro no dia 6 de novembro, quando vai se iniciar a Minas Gerais Football League Hinova, o campeonato estadual da modalidade. O torneio não foi disputado no ano passado, assim como todo o calendário da bola oval no país, devido à pandemia do novo coronavírus. E as equipes já vêm se preparando para a competição e um dos destaques é o retorno do Cruzeiro ao cenário.

A equipe celeste, em parceria com o Betim Bulldogs e patrocinadores, vem fazendo interessantes movimentações no mercado. Há de se destacar que o projeto leva o nome do Cruzeiro, mas não possui recursos financeiros diretos do clube. O Cruzeir clube de futebol é uma coisa, o Cruzeiro Futebol Americano é outra. Nomes reconhecidos no cenário nacional foram anunciados nos últimos dias, como o recebedor Davison 'Sagat' Wilker, de 26 anos, que estava no Galo FA até 2019, mas já defendeu o Cruzeiro em 2017, além do running back Richard Monequi, com 10 anos de experiência no futebol americano nacional, João Vitor 'Caxa' Gonçalves para reforçar a secundária celeste, e Augusto Oliveira, o 'The Bus', defensor com mais de 10 anos de atuação no esporte, passagem pela seleção brasileira no Mundial de Ohio, em 2015, e pela AFL, do Canadá, em 2014. 

Júlio César Ribeiro dos Reis, CEO do Cruzeiro Futebol Americano, conversou com a reportagem do Super.FC sobre este início de trabalho e as contratações ativadas pelo time. De acordo com Júlio, a intenção é mostrar a qualidade do time já na MGFL, o primeiro campeonato da Raposa com a nova parceria, e consolidar-se dentro do cenário. O dirigente apontou que existe uma certa desconfiança sobre o time devido ao último projeto ativado pela Raposa, quando a equipe decidiu fazer uma parceria com o Juiz de Fora Imperadores e o trabalho não deslanchou com o primeiro time celeste, originário do BH Eagles e que atualmente é o Galo FA. 

"A montagem do elenco para a MGFL é muito importante para a equipe porque vivemos um momento de consolidação. A gente vem com um pouco de desconfiança, principalmente por causa dos projetos anteriores do Cruzeiro, o primeiro muito vitorioso, chegou a conquistar um título nacional e o segundo que não deu tão certo, teve os problemas e acabou não prosseguindo. A gente entende que a MGFL vai ser um momento de consolidação do time. A base do Bulldogs já é muito boa, a base que vínhamos com ela e nós recebemos muitos atletas da região, do América, do Inconfidentes e isso tem contribuído pra montagem do elenco", disse Júlio. 

Pensando nesta mescla, a chegada de reforços obedece um critério elaborado pela comissão que é a contratação de ao menos um atleta experiente por posição. 

"Trazer estes atletas com mais rodagem um pouco de nome nacional, com passagem pela seleção, vai contribuir para fazermos um bom trabalho na MGFL, que é o nosso primeiro torneio, e principalmente vão passar um pouco mais de experiência para os nossos atletas que talvez fosse o ponto-chave da nossa busca. Temos trazido um atleta por posição porque entendemos que nosso elenco tem talento e precisamos desenvolver essa qualidade", destacou o CEO. 

Dirigente vê grupo com chances de ser campeão estadual 

Júlio César elogiou o trabalho de captação de atletas que vem sendo feito pelo diretor de esportes Luis Mello. Com o time se fortalecendo em todos os setores, o CEO sonha até mesmo com a possibilidade de título mineiro. 

"A montagem do elenco tem passado muito pelo Luis Mello, que é o nosso diretor de esportes. Ele assumiu agora recente com essa missão de montar um elenco para a MGFL, consolidar a equipe, e em um segundo momento trabalhar a equipe a longo prazo, que é para 2022, aí já pensando em uma temporada mais longa, com campeonato mineiro, com os campeonatos nacionais. Ele (Luis Mello) tem essas duas missões. Entedemos que estamos montando um elenco muito forte para MGFL e acredito que um grupo, inclusive, para ser campeão", apontou o dirigente.

"É o momento que precisamos trazer a torcida para o nosso lado, mostrar o valor do projeto, mostrar que o Cruzeiro Futebol Americano desta vez nasceu para ser campeão, uma equipe formadora de atletas, que não só irá em busca de títulos, mas de atletas que jogaram aqui e vão atuar em ligas importantes", projetou.

Captação de atletas também passa por seletivas 

O futebol americano é ainda um esporte bastante amador no Brasil, mas que conta com uma grande base de apaixonados. O interesse na prática quase sempre surge por meio das transmissões de TV e executado nos chamados try-outs, as seletivas para ingresso nos times espalhados pelo país. O Cruzeiro Futebol Americano organizou uma seletiva no último fim de semana. Estes potenciais jogadores vão ainda ser trabalhados dentro das peculiaridades do esporte, porém a participação já comprova o interesse em defender o Cruzeiro. 

"Nós tivemos uma seletiva agora, no último sábado, tivemos mais de 50 candidatos. Foi uma seletiva muito boa. Acho que fisicamente foi a melhor turma de seletiva que já recebemos. Tecnicamente não dá para se avaliar ainda porque são novatos no esporte. São atletas que vão vir para poder aprender o futebol americano e daqui a seis meses integrarem a equipe principal, depois de se desenvolverem, entenderem mais do esporte", pontuou Júlio. 

Ele ressaltou que mesmo com recursos ainda modestos, importantes jogadores têm se interessado pelo projeto celeste. 

"A equipe ainda tem um baixo orçamento. A gente vem de uma pandemia, de um período sem jogos, então o investimento é baixo, mas as conversas que ele tem tido com os atletas são muito realistas, acho isso muito importante. Ele tem deixado bem claro os objetivos do time e os caras estão vindo porque querem jogar com a gente, estão acreditando no projeto e veem a possibilidade deste projeto se desenvolver", finalizou Júlio. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.