Secando Ceará e CSA

Cruzeiro vira sobre Corinthians em SP e se livra, por ora, do Z-4

Depois de sair atrás, time celeste foi premiado com astúcia de Éderson no gol que garantiu três importantes pontos

Por Daniel Ottoni
Publicado em 19 de outubro de 2019 | 20:57
 
 
Éderson foi o nome do jogo Eduardo Carmim/Folhapress

O atual contexto do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro obriga o time do técnico Abel Braga a pensar somente em vitória a cada rodada. Somar um ponto, mesmo diante de fortes adversários, fora de casa, pode ser insuficiente para quando a última rodada do torneio chegar em dezembro. Diante do Corinthians, neste sábado, em São Paulo, a missão poderia ser menos difícil com as ausências dos donos da casa que não tinham o goleiro Cássio e sua dupla de zaga. 

Para este duelo, os azuis, chegando da sua primeira vitória sob o comando do novo treinador, tiveram o retorno de Orejuela, além da presença de Marquinhos Gabriel no lugar de David, suspenso. Uma vitória garantia a saída do Z-4, pelo menos temporariamente. Pela frente, o quarto colocado que costuma ser ainda mais forte dentro de seus domínios. Mostrando boa consistência defensiva, o Cruzeiro foi premiado pela astúcia de Éderson no segundo tempo para virar o jogo, somar três pontos que nem todos conseguirão e sair, finalmente, da zona de rebaixamento. O clube aguarda pelos resultados  de domingo e segunda para saber se seguirá fora do Z-4. Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Fortaleza no sábado, às 21h, em duelo diante de adversário que também briga para se afastar das últimas posições. A partida careceu de maior criatividade e lances de perigo, chamando mais atenção pela tentativa de domínio no meio-campo.  
Sob controle

Mesmo jogando fora de Belo Horizonte, o Cruzeiro conseguiu controlar o jogo no primeiro tempo, dividindo a posse de bola e conseguindo trocar passes. O time paulista preferia esperar o adversário no seu campo. No entanto, quando tinha a posse de bola, faltava aproximação das suas peças para levar perigo à meta de Fábio. Apesar de recuado, o Corinthians mostrava-se bem postado diante dos azuis, faltando apenas mais velocidade na sua saída de jogo. A ausência de Dedé, aos 17 minutos, lesionado, poderia fazer mais falta se não fosse pela boa entrada do jovem Cacá, que deu conta do recado. 

O gol perdido por Fred, dentro da pequena área, seria sentido em seguida, quando o placar foi aberto. Após bola alçada na área do Cruzeiro, a zaga desviou antes de sobrar para Fagner fuzilar. Menos mal que o VAR fez justiça para que pênalti fosse marcado, em seguida, para os mineiros, antes de ser convertido por Fred.

No segundo tempo, Fábio evitou o pior em um jogo que seguiu parecido com o que se viu no primeiro tempo. Foi em lance despretensioso que a virada veio. Éderson recebeu muito adiantado e foi esperto ao concluir a jogada legal, que veio de passe errado de jogador do Corinthians. A ordem, a partir daí, era 'fechar a casinha' para garantir um resultado de suma importância. O desespero paulista bateu após o segundo gol sofrido, resultando em expulsão do seu treinador e em ainda maior dificuldade na criação. O Cruzeiro agradeceu e seguiu eficiente na proposta de segurar a bola e não ser pressionado. 

FICHA TÉCNICA - CORINTHIANS 1 X 2 CRUZEIRO

Corinthians: Walter; Fagner, Bruno Méndez, Marllon e Danilo Avelar; Ralf e Sornoza (Jadson); Pedrinho, Mateus Vital (Vagner Love) e Janderson; Gustavo. 

Técnico: Fábio Carille.

Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé (Cacá), Fabrício Bruno e Egídio; Henrique e Éderson; Robinho (Cabral), Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Fred (Joel). 

Técnico: Abel Braga.

Local: Arena Corinthians, São Paulo

Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

VAR: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Público: 31.882 torcedores

Renda: R$ 1.529.296.10

Cartões amarelos: Éderson (CR), Méndez, Fagner (CO)

Cartões vermelhos:

Gols: Fagner (CO), Fred, Éderson (CR)