Último jogo do ano

Cruzeiro x Náutico: o que a Raposa ainda pode atingir em melancólico centenário

Pontuação, artilharia, desempenho, vitórias, saiba o que está em jogo para os comandados de Luxa na quinta-feira (25)

Por Josias Pereira
Publicado em 22 de novembro de 2021 | 16:59
 
 
Torcedores do Cruzeiro dão adeus ao ano do centenário sem o quê comemorar Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Na próxima quinta-feira (25), contra o Náutico, no Mineirão, o Cruzeiro dá adeus à temporada 2021 de uma forma que o torcedor não esperava. Sem nenhuma chance de classificação à elite nacional, o time vai permanecer na Série B pela terceira temporada consecutiva. Mesmo que a partida não valha mais nada em termos qualificatórios, inclusive para o time pernambucano, outra decepção da Série B por não ter conseguido se firmar na luta pelo acesso, a Raposa busca alguns objetivos para terminar a temporada ao menos com uma satisfação dada ao seu torcedor. 

Superando a pontuação

Na temporada 2020/2021, em sua primeira experiência na Série B, o Cruzeiro finalizou o torneio na 11ª posição, com 49 pontos. Atualmente, o time figura na 13ª posição, com 47 pontos. A equipe pode superar sua primeira marca e até terminar na mesma posição ou uma acima dependendo do que Vila Nova, Brusque e Sampaio Corrêa fizerem em seus jogos finais. 

Igualando vitórias como mandante 

O Cruzeiro terminou a última temporada com seis vitórias como mandante. Um número bem abaixo do que o clube está acostumado. Em 2021, até o momento, foram cinco triunfos. Vencer o Náutico igualaria o resultado de vitórias dentro de casa. 

A artilharia da temporada 

Matheus Barbosa, que deixou o time em julho, segue sendo o principal artilheiro do Cruzeiro na temporada. Marcelo Moreno vem logo atrás, com seis. Ele pode igualar Barbosa no último desafio da temporada. O boliviano, que é o artilheiro das Eliminatórias com nove gols, não marca pela Raposa desde o dia 20 de agosto, quando balançou as redes na vitória por 1 a 0 sobre o Confiança.

Presença da torcida 

No derradeiro jogo de 2021, o Cruzeiro terá carga máxima no Mineirão. O time pode superar os quase 35 mil que compareceram contra o Brusque. A Raposa venceu aquele jogo por 2 a 0 em um show do torcedor apesar do triste momento.  

Restante da campanha 

O Cruzeiro 2021 desapontou em relação a 2020. Apesar de ter já iniciado a última temporada com menos seis pontos, o Cruzeiro tem hoje quatro vitórias a menos (10 a 14) e quatro empates a mais (17 a 13). A única diferença é o número de derrotas, menor que na última temporada, quando teve 11 contra as 10 atuais. Em relação ao desempenho como visitante, o Cruzeiro também não regulou em 2021. Foram apenas cinco triunfos, com oito empates e seis derrotas. Em 2020/2021, foram oito vitórias, seis empates e cinco derrotas.