Saiba tudo

Cruzeiro x Palmeiras: onde ver, horário, escalações e tudo sobre a partida

Raposa tenta evitar rebaixamento inédito para a Série B em duelo no Mineirão

Gabriel Pazini| @superfcoficial
08/12/19 - 06h00

Com apenas seis anos, Fernanda cruza os dedos e olha para os céus implorando um milagre. Em vão. Vem o apito final. Aqueles por quem ela torceu sentam, deitam no gramado e choram. Seu pai chora. Ela também chora. A garota não entende muito bem o motivo, mas sabe que cair para a Série B é o pior castigo que existe. 

Carregando...

Tristeza, desilusão... É um sentimento que ela ainda não entende muito bem, mas vive intensamente e jamais irá se esquecer. É uma mancha em páginas heroicas e imortais.

Todos sofrem, mas, nos rebaixamentos, é sempre o torcedor quem mais sofre e sente a dor de ver seu time no fundo do poço. São cenas como essa que o Cruzeiro quer evitar neste domingo (8), às 16h (de Brasília), no duelo decisivo com o Palmeiras no Mineirão. Depois de muito sofrimento e incontáveis desilusões, a Raposa quer dar alívio e um pouco de paz para sua torcida e evitar que a página mais sombria de sua história seja escrita.

Para isso, precisa vencer o Verdão e contar com uma vitória do Botafogo sobre o Ceará, no Rio de Janeiro, em jogo que será disputado no mesmo horário. Um empate dos nordestinos rebaixa a Raposa pela primeira vez na história.

Caso o cenário necessário para evitar a queda se concretize, podemos tratar o dia 8 de dezembro de 2019 como o dia em que um milagre aconteceu. Afinal, a lógica não ajuda o Cruzeiro nem dá confiança ao torcedor, que viu seu time perder os últimos quatro jogos. Já são oito partidas sem vitórias, apenas três triunfos nas últimas 20 e só golzinho nas últimas sete. O desempenho é abaixo da crítica, os resultados péssimos e a equipe parece entregue e muito afetada psicologicamente. A sensação é de que apenas um milagre pode salvar a Raposa.

Além disso, Adilson Batista tem problemas para montar seu time, especialmente no meio-campo, em que não terá Robinho, lesionado, e Ariel Cabral, suspenso, assim como os laterais Edilson e Egídio. A tendência é que Orejuela volte para a lateral direita, após ser "inventado" na ponta contra o Grêmio, e Dodô jogue na esquerda. 

No meio, sem Ariel, se quiser manter o esquema com três volantes, o treinador optará provavelmente por Jadson ao lado de Henrique e Éderson. Caso queira ser mais ofensivo, tem Marquinhos Gabriel e Ezequiel como opções. Já Pedro Rocha deve voltar ao time, formando trio com Fred e David.

Do outro lado, o Palmeiras ainda luta pelo 2º lugar e mais R$ 1,6 milhão em premiações, e chega empolgado após golear o Goiás, que faz bom campeonato, com shows da revelação Veron e do ex-cruzeirense Dudu.

A lógica não ajuda o Cruzeiro, que precisa de um milagre. No entanto, no futebol, a lógica nem sempre acontece e, vez ou outra, vemos o improvável. A Raposa entrará em campo para evitar uma mancha histórica e fazer Fernanda chorar, mas de alegria e alívio.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO x PALMEIRAS

Motivo: 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Data: domingo, 8 de dezembro de 2019

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CBF/RJ)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (CBF/RJ)

Transmissão: Globo, Premiere e Rádio Super Notícia 91,7 FM

Prováveis escalações:

Cruzeiro
Fábio; Orejuela, Léo, Cacá e Dodô; Henrique, Éderson e Jadson (Marquinhos Gabriel ou Ezequiel); Pedro Rocha, Fred e David
Técnico: Adilson Batista

Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Matheus Fernandes, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Veron e Willian
Técnico: Andrey Lopes

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: