Mística do uniforme 2?

Em dia de clássico, camisa branca do Cruzeiro completa 74 anos; relembre feitos

Uniforme 2 do Cruzeiro foi utilizado pela primeira vez em 20 de julho de 1950; nos três clássicos disputados na Arena MRV, Raposa entrou em campo de branco

Por Frederico Teixeira
Publicado em 20 de abril de 2024 | 06:00
 
 
Time do Cruzeiro posa para foto durante amistoso com o Sete, em 20 de abril de 1950, o primeiro jogo com a camisa branca Foto: Instagram Cruzeiro/Reprodução

Uma coincidência histórica pode marcar o duelo deste sábado (20), entre Atlético e Cruzeiro, na Arena MRV, às 21h, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro: há exatos 74 anos, a Raposa utilizava a camisa branca pela primeira vez. O 'detalhe' é que nos três clássicos disputados no estádio do arquirrival, a Raposa utilizou o seu uniforme de número 2.

A estreia da camisa branca foi no dia 20 de abril de 1950, durante um amistoso com o Sete de Setembro, disputado no então estádio do Barro Preto (onde hoje é a sede social do clube).

E o motivo da utilização é até certo ponto inusitado: a iluminação precária dos campos de futebol, que prejudicavam a visualização dos atletas de equipes que jogavam com uniformes com cores mais escuras, principalmente em jogos noturnos.

No jogo de estreia, o Cruzeiro venceu o Sete por 4 a 1. E os torcedores mais supersticiosos viram no fato um bom sinal. E a camisa branca voltaria a ser utilizada pelo clube em muitos outros momentos importantes de sua história.

No primeiro título da Copa do Brasil, em 1993, conquistado diante do Grêmio, o Cruzeiro disputou a finalíssima com o uniforme branco. 

A camisa branca também foi utilizada pelo Cruzeiro diante do Atlético, nos 6 a 1 do Campeonato Brasileiro de 2011, quando o arquirrival teve a chance de empurrar a Raposa para a Série B.

Dali em diante, a camisa branca passou a ser utilizada muitas outras vezes quando o time enfrentava um confronto considerado "difícil" na temporada. 


E na Arena MRV?

Não a toa, nos três clássicos disputados até o momento na Arena MRV o Cruzeiro também optou por utilizar o seu uniforme branco. E a 'mística' se manteve: foram duas vitórias e um empate.

No primeiro jogo, em outubro do ano passado, pelo returno do Brasileirão, vitória de 1 a 0. Já nesta temporada, pelo Campeonato Mineiro, vitória de 2 a 0, em fevereiro, e empate em 2 a 2, em março.

O Cruzeiro ainda não havia confirmado se utilizaria novamente o uniforme branco no clássico deste sábado (20) na Arena MRV. Entretanto, nas redes sociais do clube, em praticamente todas as postagens chamando para a partida os jogadores aparecem com a camisa do uniforme 2.