Observação

Fifa já está ciente das denúncias ao Cruzeiro e aguarda desdobramentos

Em fala de porta-voz, entidade atentou para o cumprimento do regulamento geral de transferências em que prevê as punições de perda de pontos, rebaixamento e impedimento de registros e contratações de atletas

Por Josias Pereira
Publicado em 28 de maio de 2019 | 12:50
 
 
Vinnicius Silva/Cruzeiro

As denúncias divulgadas pelo programa "Fantástico", da Rede Globo, relativas às transações irregulares praticadas no Cruzeiro, já estão na rota da Fifa. A reportagem mostrou que clube entregou os direitos econômicos de dez jogadores, dentre eles o de Estevão Willian, de apenas 12 e chamado de "Messinho", como pagamento a um empréstimo feito com o empresário Cristiano Richard, que sequer possui registro na CBF. Esse tipo de cessão fere regras da FIFA, que proibiu a participação de terceiros em direitos econômicos em 2015.

A entidade que rege o futebol mundial aguarda os desdobramentos das investigações antes de tomar qualquer tipo de decisão. Em comunicado à reportagem encaminhado por um porta-voz da Fifa, há também a ressalva sobre os artigos do Regulamento Geral de Transferências que podem gerar punições ao clube. 

“Emitir um comentário nesta fase seria prematuro e quaisquer possíveis procedimentos realizados dentro da FIFA permanecerão confidenciais até que uma decisão seja tomada", destaca.

"Como regra geral, nos referimos ao artigo 18 dos Regulamentos sobre o Status e Transferência de Jogadores e para o parágrafo 6 da disposição acima mencionada, segundo a qual o Comitê Disciplinar da FIFA pode impor medidas disciplinares a clubes ou jogadores que não observem a proibição da propriedade de direitos econômicos por parte de terceiros", salientou a entidade. 

Os referidos artigos remetem, como explicado por Fellipe Fraga, advogado especialista em direito desportivo a punições que vão desde a proibição de executar transferências e registrar atletas, rebaixamento ou dedução de pontos. A preocupação da torcida é bastante significativa tendo em vista que o Cruzeiro, em 2021, viverá o ano de seu centenário. Uma sanção pesada pode prejudicar o palnejamento celeste para a data especial.

Cruzeiro nega 

O Cruzeiro nega que tenha negociado os direitos dos 10 atletas citados na matéria do Fantástico, dentre eles percentuais de jogadores como David, Raniel e Murilo alegando que as partes foram disponibilizadas em uma cesta de garantias para a obtenção de um empréstimo de R$ 2 milhões. O contrato foi repactuado na última segunda-feira, com o Cruzeiro comprometendo-se a pagar R$ 1,4 milhões, divididos em oito prestaçãos. 

CBF quer esclarecimentos

De acordo com o jornalista Rodrigo Capelo, do Globoesporte.com e um dos jornalistas responsáveis pela matéria veiculada no Fantástico, um ofício da CBF foi entregue ao Cruzeiro pela Diretoria de Registro e Transferência da entidade nesta terça-feira. A confederação vai analisar as documentações para decidir se tomará providências em relação às denúncias que envolvem o clube.

(última atualização às 20h59)