Bolívia

Marcelo Moreno contrai Covid-19 e culpa assessoria por críticas à Conmebol

Entidade abriu um processo disciplinar contra o jogador, que a culpou pelo surto da doença durante a Copa América

Por Gabriel Moraes
Publicado em 17 de junho de 2021 | 14:51
 
 
Atacante do Cruzeiro é o artilheiro das Eliminatórias Alberto Valdes / Pool / AFP

Em comunicado publicado pela Federação Boliviana de Futebol (FBV) e assinado por Marcelo Moreno, o atacante do Cruzeiro revelou que contraiu Covid-19. Ele também pediu desculpas por uma postagem em seu Instagram, o qual ele criticava a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) pela disputa da Copa América no Brasil – segundo o boliviano, sua assessoria foi quem deu a declaração.

"O que foi expresso naquela postagem em minha conta do Instagram não foi uma declaração literal que eu fiz pessoalmente, por isso não foi minha intenção gerar polêmica, ofender ou questionar a Confederação Sul-Americana de Futebol ou suas autoridades", disse.

"Minha preocupação pela situação do meu contágio da Covid-19, que me impediu de jogar com a minha querida seleção boliviana na estreia da Copa América 2021 e pela pandemia em geral que atinge a todos foi mal interpretado por aqueles que se encarregam de tornar públicas minhas comunicações", completou Moreno.

O jogador também defendeu a entidade, tentando apaziguar a situação. "Eu entendo que a Conmebol tem feito um esforço para organizar a Copa América para manter a competitividade e o desempenho esportivo das seleções com vistas à Copa do Mundo, embora a própria situação da pandemia nos tenha feito enfrentar circunstâncias difíceis de enfrentar", escreveu.

Entenda

Na última terça-feira (15), o perfil de Moreno nas redes sociais culpou a Conmebol pelos casos de coronavírus entre as delegações. “Obrigado a vocês da Conmebol por isso. A culpa é totalmente de vocês. Se morre uma pessoa, o que vocês vão fazer? O que importa é somente o dinheiro, a vida do jogador não vale nada?”

Ministério da Saúde contabiliza pelo menos 53 casos de coronavírus em pessoas envolvidas com a Copa América. Depois disso, a Conmebol abriu um processo disciplinar para apurar o caso.

A Bolívia estreou na competição na segunda-feira (14) com derrota para o Paraguai por 3 a 1, em Goiânia. O atacante não foi relacionado para o duelo. Os bolivianos voltam a campo nesta sexta-feira (18) para enfrentar o Chile, em Cuiabá.