Invicto

Melhor time do Brasil? Campanha 100% do Cruzeiro anima torcida

Time estrelado não perdeu ainda nesta temporada e é o único brasileiro com três vitórias na Libertadores

Por Josias Pereira
Publicado em 05 de abril de 2019 | 08:40
 
 
Vinnícius Silva/Cruzeiro

Nos últimos anos, mesmo com o bicampeonato da Copa do Brasil, o plantel do Cruzeiro não era taxado como o melhor do país. O jogo efetivo e consistente do time de Mano Menezes conflitava com o Grêmio de Renato Gaúcho, um time que aliava a questão defensiva com uma fortíssima linha de frente. Em 2019, a situação vem se invertendo. O Cruzeiro vem dando mostras do seu potencial, aplicando resultados que, mesmo em um cenário estadual, denotam a qualidade de um time que, como disse Mano, seria mais ofensivo.

A própria chegada de Pedro Rocha aponta para esse Cruzeiro mais agudo, mais profundo, que reinventou-se sem Arrascaeta e vem encantando a crítica esportiva, que já taxa a Raposa deste ano como um time indiscutível. Chegou a hora de ser taxado também como o "Melhor time do país" na atualidade? 

"Penso que precisa evoluir mais em alguns aspectos, como a construção de jogadas ofensivas, mas sabemos que como visitante (em referência ao jogo contra o Emelec-EQU) são em números menor. Então, temos que ter eficiência maior. A equipe sempre soube fazer isso em momentos decisivos em jogos no Brasil, pela Copa do Brasil, fez na Libertadores passada, até chegar nas quartas de final", analisou o técnico Mano Menezes. 

O Cruzeiro após 16 jogos segue como o único time invicto das Séries A e B do futebol brasileiro. Dos seus 34 gols, dez jogadores diferentes foram responsáveis por balançar as redes. Destaca-se também o sistema defensivo, que vem mantendo o alto rendimento, principalmente na Libertadores, com nenhum gol sofrido. No ano são sete. "Estamos bem equilibrados, sabemos defender e atacar sem dar espaço para os adversários", apontou o comandante celeste. 

O sucesso do coletivo que faz com que o Cruzeiro demonstre, em dados, as razões de sua superioridade nesses primeiros meses do ano. De acordo com o Footstats, somando o Campeonato Mineiro e os três jogos da Libertadores, o Cruzeiro faz um gol a cada 6,2 finalizações realizadas, o que dá à Raposa a segunda melhor marca entre os times da Série A. Na construção coletiva para finalizações, a equipe celeste lidera os números, com 79,7% de aproveitamento. São 13,5 finalizações por jogo (não se assuste, esse é o time de Mano Menezes!), praticamente a certeza de que a cada partida o ataque celeste vai guardar um gol.