Manutenção

Mentalidade certeira que traz títulos

Clube é um dos que menos trocou de técnicos no século e colhe resultados pela continuidade de trabalhos

Por Fernando Martins Y Miguel
Publicado em 15 de novembro de 2018 | 08:00
 
 
Mano Menezes é o técnico mais longevo na Série A do futebol brasileiro e o quinto na lista de treinadores que mais dirigiram o Cruzeiro na história do clube mineiro Cristiane Mattos - 4.11.2018

O Cruzeiro pode se orgulhar de ser um time que vai na contramão de uma característica negativa do futebol brasileiro: a constante demissão dos técnicos. A Raposa, juntamente com Grêmio e São Paulo, são os times que menos trocaram de treinadores neste século.

O time mineiro trocou de treinador 25 vezes, enquanto os tricolores mudaram o comando em 24 ocasiões. O líder da lista é o Flamengo, com 40 trocas.

Não por acaso, o Cruzeiro é o time fora do eixo Rio-São Paulo que mais levantou canecos nacionais. Nada menos do que três Copas do Brasil e três Campeonatos Brasileiro, desde 2001.

A equipe paulista foi tricampeão brasileira, campeã da Libertadores e do Mundial interclubes. Já o time gaúcho conquistou uma Copa do Brasil e uma Taça Libertadores no período.

A média da permanência de um treinador no comando de uma equipe na elite do futebol brasileiro é de cerca de seis meses. A sequência de resultados negativos e as eliminações são os principais motivos que ajudam a explicar a dança das cadeiras de técnicos no país.

Atualmente, Cruzeiro e Grêmio, juntamente com o Internacional, são os únicos clubes da elite do futebol brasileiro que ainda não mudaram de treinador em 2018. Odair Hellmann, Renato Gaúcho e Mano Menezes começaram e, tudo leva a crer, terminarão a temporada em seus clubes.

“Acho que a prova se encaixa nos títulos. Esses dois anos da era do Mano vieram o bicampeonato da Copa do Brasil, que ninguém havia conseguido. Isso é a maior prova que a gente tem que confiar no trabalho, ainda mais do Mano, que tem um perfil vencedor”, analisou o lateral Egídio ao comentar sobre a longevidade de Mano Menezes no comando celeste.

O treinador cruzeirense é o mais longevo da Série A. Desde julho de 2016, Mano comanda a Raposa e já conquistou um estadual (2018) e duas Copas do Brasil (2017 e 2018).

Mano Menezes já é um dos treinadores mais longevos da história do Cruzeiro, além de ser uma dos mais vitoriosos. O comandante da Raposa completou contra o Atlético-PR, na última rodada, 188 jogos pelo clube, superando Ênio Andrade, com 187, na quinta posição dos técnicos que mais estiveram no comando celeste.

O treinador vai aumentar sua rica história no Cruzeiro em breve. Na 38ª rodada do Brasileiro, Mano vai chegar ao jogo 193 e se tornará o quarto comandante com mais jogos pela equipe celeste, ultrapassando Airton Moreira, que treinou a Raposa nos anos 1950 e 1960, e tem 191 partidas no time estrelado.

Trocas de técnico desde 2001

Flamengo

40 trocas e 26 treinadores

Vasco

39 trocas e 25 treinadores

Fluminense

35 trocas e 25 treinadores

Atlético

33 trocas e 23 treinadores

Botafogo

32 trocas e 31 treinadores

Inter

32 trocas e 24 treinadores

Palmeiras

28 trocas e 25 treinadores

Corinthians

26 trocas e 20 treinadores

Santos

25 trocas e 19 treinadores

Cruzeiro

25 trocas e 21 treinadores

Grêmio

24 trocas e 21 treinadores

São Paulo

24 trocas e 20 treinadores