Após um início muito irregular na Série B, o Grêmio venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 neste sábado (18), em Porto Alegre, e entrou para o G-4. Mesmo assim, o Cruzeiro ainda pode terminar a rodada com uma "folga" de 12 pontos sobre o quinto colocado da competição. Para isso, terá que contar com um tropeço do Sport. 

Com a vitória sobre o Sampaio Corrêa, o Grêmio foi a 21 pontos na tabela de classificação, 'tomando', ao menos provisoriamente, o lugar do Sport no G-4, já que a equipe pernambucana soma 19 pontos (cinco vitórias, quatro empates e três derrotas).

E no complemento da 13ª rodada, o Sport terá pela frente uma parada que promete ser dura: o clássico contra o Náutico, às 18h30 deste sábado (18), na casa do adversário, no Estádio dos Aflitos, em Recife.

Apesar de o Timbu estar fazendo campanha muito ruim até agora, estando no momento na 17ª posição, com 12 pontos (três vitórias, três empates e seis derrotas), o fato de ser um clássico regional pode acabar 'igualando' as forças.

Caso o Sport seja derrotado, estacionaria nos 19 pontos. Como o Cruzeiro já tem 31, terminaria a rodada com 12 pontos de frente ao quinto colocado. Se ocorrer um empate no clássico pernambucano, a vantagem celeste será de 11 pontos. Ao final da rodada anterior, essa margem era de dez pontos.

Outro representante mineiro na Série B, o Tombense também pode chegar aos 19 pontos se vencer o Novorizontino neste sábado (18), a partir de 16h, no interior paulista. Entretanto, pelos critérios de desempate, ficaria atrás do Sport, em função do número de vitórias (passaria a ter quatro, contra cinco dos pernambucanos).