Tem talento

'Monstro' de Abel Braga, Éderson vai se firmando como revelação do ano

Estatísticas comprovam qualidade e versatilidade do meia, destaque do Cruzeiro em meio à fase turbulenta; ele agradece sequência, mas mantém pés no chão

Éderson vem se sentindo cada vez mais à vontade no meio-campo do Cruzeiro apesar de pressão por resultados | Foto: Pedro Chaves/ Lightpress/ Cruzeiro
Josias Pereira | @superfcoficial
19/10/19 - 08h00

"Esse cara é um absurdo, é um monstro". Foram precisos apenas quatro jogos para Éderson cair nas graças de Abel Braga. O volante, de apenas 20 anos, realizou na vitória contra o São Paulo por 1 a 0, na última quarta-feira, apenas seu 16º jogo com a camisa da Raposa no ano. Mas pelo rendimento, parece que o meia está habituado à condição de titular há muito tempo. O jovem é um dos principais nomes do Cruzeiro na temporada, firmando-se em uma posição que desde a saída de peças como Lucas Romero e Lucas Silva vinha sendo um problema. 

Com Mano, Éderson era visto como um jovem promissor, com o clube fazendo um investimento em adquirir 50% do passe do garoto junto ao Desportivo Brasil por cerca de R$ 1 milhão  Mas as oportunidades só se tornaram mais frequentes com Ceni e a afirmação com Abelão.

Carregando...

"Estou pegando mais confiança a cada jogo, tendo mais oportunidades, e o Abel vem me passando essa tranquilidade para poder executar o meu melhor. Junta uma outra coisa com outra e não tem erro", diz o volante, agradecido ao treinador que na última coletiva pediu a presença do jogador até mesmo na seleção brasileira para a disputa dos Jogos Olímpicos.

"Ele parece que entra com dúvida de alguma coisa. De repente, aparece na cara do goleiro, dá passe para David, dá passe para o Fred, para o Thiago Neves... É um jogador moderno. Ele vai disputar a Olimpíada”, exaltou Abel, que ainda acrescentou: "Um garoto que está se destacando no meio dos jogadores experientes. Ele merece vestir a amarela. É muito moderno”, 'profetizou' o técnico do Cruzeiro. 

Qualidade comprovada nos números

 A versatilidade de Éderson fica exposta nas estatísticas, com o jogador apresentando nas últimas três partidas números que comprovam sua eficiência nessa saída de bola, atuando como um clássico segundo volante e aparecendo como elemento decisivo para a criação de jogadas no ataque. Foram cinco passes decisivos, além de uma precisão no passe na casa de 85%. Jogador de bom porte físico, ele se destaca ainda nas jogadas aéreas. 

"Fico muito feliz pelo desempenho individual que venho tendo. Já ficava feliz com o rendimento dos últimos jogos, mas infelizmente a vitória não vinha acontecendo. Com o triunfo diante do São Paulo, minha felicidade aumenta ainda mais. Espero continuar fazendo bons jogos. Isso geralmente não é tão fácil. A vida de um jogador tem sempre altos e baixos, mas eu fico muito feliz de poder ter uma sequência boa no time", analisou Éderson sobre as oportunidades recorrentes que vêm recebendo no time. 

Inspiração em Romero e possibilidade de caixa  

O jovem nunca escondeu sua inspiração recente em Lucas Romero, que antes de sua saída da Raposa para defender o Independiente-ARG parece ter 'preparado' Éderson para o desafio. Consolidado, o jogador é uma das peças fundamentais do Cruzeiro para a sequência da temporada. Com Abel, ele ficou fora apenas do jogo contra o Fluminense, o empate por 1 a 1. Partida em que ficou nítida a necessidade do time do talento de Éderson, com Jadson não conseguindo repetir o mesmo nível de atuação. 

Em tempos de necessidade de formação de atletas e venda para fortalecer o caixa do Cruzeiro, o jovem volante torna-se um alvo em potencial no mercado de transferências. 

DESEMPENHO DE ÉDERSON COM ABEL BRAGA

  

CONTRA O SÃO PAULO 

74 min jogados 
28 passes certos (80%) 
1 passe decisivo 
Duelos vencidos em disputas pelo chão 6 de 15 
Duelos vencidos em disputas aéreas 1 de 2 
1 falta feita 
4 desarmes 

CONTRA A CHAPECOENSE

90 min jogados 
16 passes certos (80%) 
3 passes decisivos 
Cruzamentos precisos 2 de 2 
Duelos vencidos em disputas pelo chão 3 de 9 
Duelos vencidos em disputas aéreas 1 de 2
1 chute travado 
2 interceptações 

CONTRA O INTERNACIONAL 

90 min jogados
39 passes certos (84,8%) 
1 passe decisivo 
3 bolas longas precisas 
4 tentativas de dribles bem sucedidos 
Duelos vencidos em disputas pelo chão 7 de 9
1 interceptação 
2 desarmes  

CONTRA O GOIÁS

78 min jogados

35 passes certos (89,7%) 

Duelos vencidos em disputas pelo chão 4 de 14 

Duelos vencidos em disputas aéreas 1 de 3

2 interceptações 

números por Sofascore  

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.