Justiça

MP abre investigação criminal para apurar irregularidades no Cruzeiro

Órgão utilizou a conta oficial no Twitter para adiantar que os procedimentos estão em fase inicial

Diretoria do Cruzeiro está na mira do Ministério Público de Minas Gerais | Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Fernando Martins Y Miguel| @Superfc
26/06/19 - 16h02

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) postou em sua conta oficial no Twitter a informação de que iniciou o procedimento investigatório criminal para apurar possíveis irregularidades praticadas por dirigentes do Cruzeiro.

De acordo com a postagem, o órgão deixa claro que as investigações estão em fase inicial.

 

Relembre o caso:

No domingo, dia 26 de maio​, o programa "Fantástico", da TV Globo, exibiu uma ​matéria que, além de indicar uma dívida de meio bilhão de reais do Cruzeiro, ainda apontou um fato grave. Segundo a reportagem, algumas transações realizadas pelo clube estrelado foram irregulares. Uma delas teria envolvido um menor de idade em uma negociação de forma ilegal, pela lei brasileira.

Segundo a reportagem, o Cruzeiro teria repassado 20% dos direitos de Estevão William,  jogador de 12 anos das categorias de base, para o empresário Cristiano Richard, para pagar uma dívida. Pela lei brasileira, o acordo é ilegal, pois negociar serviços de menores de 16 anos é proibido por lei.

Outra irregularidade que teria sido cometida pelo clube é a negociação de direitos do atacante Raniel  com o empresário, que não tem registro na CBF, sendo, portanto, proibido de agenciar jogadores.

A reportagem também indicou limitações dadas pela diretoria aos Conselhos Fiscal e Deliberativo, órgãos responsáveis pela fiscalização das finanças cruzeirenses. O Conselho Fiscal era composto por três pessoas: Celso Luiz Chimbida, Geraldo Luiz Brinat e Ubirajara Pires Glória. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.