Brasil x México

Neymar mexicano: 'La Tri' se movimenta para 'seduzir' promessa do Cruzeiro

Alejandro, de apenas 18 anos, foi convocado para treinamentos com a seleção sub-20 do país latino; ele também já integrou a base da seleção brasileira

Alejandro passou a ser observado pela seleção mexicana | Foto: Reprodução / Cruzeiro
Josias Pereira| @josiaspereira
15/08/20 - 08h32

Alejandro Santana Viniegra, de apenas 18 anos, é um nome observado com muitos bons olhos pela imprensa do Brasil? Não. Do México. O nome do jovem meia-atacante do Cruzeiro circula há algum tempo entre os prospectos do futebol mexicano para reforçar o quadro de promessas de 'La Tri'. Um apelo que ganhou ainda mais força com a promoção do garoto ao time profissional da Raposa. 

Apesar de ter nascido em Ribeirão Preto, Alejandro é filho de pai mexicano e possui dupla nacionalidade. O jovem atleta esteve no México em 2014 para conhecer familiares. Ele ganhou um apelido curioso da imprensa do país latino. É chamado de "Neymar mexicano". 

O apelo da mídia do país de nascimento de seu pai foi ouvido. Mesmo tendo recebido oportunidades na seleção de base do Brasil, Allejandro foi convocado nessa sexta-feira para realizar treinamentos virtuais com a seleção mexicana sub-20, comandada pelo técnico Raúl Chabrand. As atividades virtuais acontecem entre os dias 17 e 20 de agosto. 

"Fiquei muito contente por essa oportunidade. Meu pai é mexicano e parte da minha família também é de lá. Tenho uma relação especial com o país”, citou o jovem meia-atacante, em fala ao site oficial do Cruzeiro.

O pai de Alejandro se encantou com o futebol brasileiro na Copa do Mundo de 1970, quando a Canarinho conquistou o tricampeonato mundial no México. Encantado com o país, ele decidiu conhecer o Brasil e acabou permanecendo em terras tupiniquins, onde se casou com uma brasileira e teve Alejandro. O pai do garoto jogou futebol no México, mas não recebeu oportunidades para se profissionalizar. 

OPINIÃO DA IMPRENSA MEXICANA

No mês passado, Alejandro começou a chamar a atenção da imprensa mexicana pela possibilidade de se transferir ao Tigres devido à dívida que o Cruzeiro possui pela aquisição de Rafael Sóbis. No entanto, o jogador permaneceu em BH. Na ocasião, ele chegou a comentar sobre a chance de defender o clube mexicano, mas ressaltou o desejo de um dia poder ser negociado com o futebol europeu. 

O site mexicano 'Mediotiempo' descreveu Alejandro como um craque, além de apontar as características do jovem meia-atacante que busca um lugar ao sol no time profissional do Cruzeiro. 

"Alejandro é um atacante que pode jogar por dentro, de 10, ou o famoso 9, e também como meia. Porém suas qualidades de driblar constantemente o levam ao limite do campo. Ele é um jogador habilidoso, com bom manuseio de bola e explosividade impressionante na arrancada. Sua maior virtude? O drible", destacou a imprensa mexicana. 

Entrevistado pelo canal "Jóvenes Futbolistas MX", Alejandro afirmou na ocasião que não havia recebido nenhum contato da Federação Mexicana. Ele, porém, destacou que aceitaria o convite.

"Eu nunca recebi nenhum convite. Mas se chegasse um convite, eu gostaria sim. Seria uma experiência nova para mim. Uma honra também porque é o meu país também, é minha pátria também. Seria bom", disse Alejandro. 

Pois a convocação, ao menos para observação, aconteceu na última sexta. O temor dos mexicanos é que o atleta opte pela mesma decisão de Ricardo Pepi, atacante de 17 anos do FC Dallas, que possui nacionalidade norte-americana e mexicana. Ele optou por defender os Estados Unidos. 

A LEGISLAÇÃO

A Fifa permite uma troca de nacionalidade caso o jogador em questão tenha disputado apenas partidas de base por uma seleção, como é o caso de Alejandro, que foi convocado para defender o Brasil nas divisões de base. 

ALEJANDRO

Nome completo: Alejandro Santana Viniegra
Nascimento: 13/02/2002 (Ribeirão Preto-SP)
Posição: meia-atacante
Altura: 1,70m

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.