Equilíbrio

Oitavas de final da Libertadores reunirão 35 títulos e 13 campeões da competição

Números mostram que o mata-mata da Libertadores 2018 será o mais equilibrado de todos os tempos

Felippe Drummond Neto| @SuperFC
25/05/18 - 18h01

Com as definições das últimas equipes classificadas para as oitavas de final, ficou definido que o mata-mata da Libertadores 2018 será o mais equilibrado de todos os tempos, pelo menos no que diz respeito ao retrospecto dos 16 times que seguem na briga pelo título mais importante do continente.

Ao todo, estarão em campo 35 títulos da Libertadores, já que 13 dos 16 classificados já foram campeões continentais. As únicas equipes classificadas que nunca conquistaram o continente são: Atlético Tucumán (ARG), Cerro Porteño (PAR) e Libertad (PAR).

Comparando essa mesma fase com todas as edições desta década (desde 2011), o ano que mais se aproxima o número de títulos foi em 2016, quando haviam 22 títulos somados os times participantes. Já o ano que reuniu mais equipes campeões da Libertadores nas oitavas de final, foi 2015, com dez.

Apenas este fato já seria o suficiente para considerar a competição deste ano a mais difícil de todos os tempos, porém o regulamento também pode ser um importante ‘complicador’ na vida de muitos times em 2018.

Divididos em dois potes, os confrontos que serão definidos no dia 4 de junho, através de sorteio na sede da Conmebol, no Paraguai, terá no pote 1, os times que ficaram em primeiro lugar em seus grupos, e no pote 2, os que ficaram na segunda colocação. Além disso, as equipes que estavam no mesmo grupo podem voltar a se encarar nas oitavas, e não há restrição de clubes do mesmo país se enfrentarem.

Ou seja, a promessa é de grandes confrontos já nas oitavas de final. Para se ter ideia, pelas probabilidades, já estão garantidos pelo menos dois duelos entre times brasileiros e argentinos, já que cada país teve seis equipes classificadas para o mata-mata. Este número pode chegar até seis, já que cinco times brasileiros se classificaram em primeiro, e cinco argentinos em segundo.

Duelo brasileiro. A chance de um duelo brasileiro nas oitavas de final também é alto, mas somente um confronto pode acontecer nessa fase. Como apenas o Flamengo avançou em segundo lugar de seu grupo, a chance do rubro-negro encarar um dos cinco times brasileiros que se classificaram em primeiro é de 62,5%.

Pote 1
Palmeiras (BRA) - 1 título de Libertadores
Gêmio (BRA) - 3 títulos de Libertadores
Libertad (PAR) - Nenhum título de Libertadores
River Plate (ARG) - 3 títulos de Libertadores
Cruzeiro (BRA) - 2 títulos de Libertadores
Corinthians (BRA) - 1 título de Libertadores
Atlético Nacional (COL) - 2 títulos de Libertadores
Santos (BRA) - 3 títulos de Libertadores

Pote 2
Cerro Porteño (PAR) - Nenhum título de Libertadores
Racing (ARG) - 1 título de Libertadores
Flamengo (BRA) - 1 título de Libertadores
Independiente (ARG) - 7 títulos de Libertadores
Atlético Tucumán (ARG) - Nenhum título de Libertadores
Boca Juniors (ARG) - 6 títulos de Libertadores
Estudiantes (ARG) - 4 títulos de Libertadores
Colo-colo (CHI) - 1 título de Libertadores

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: