Precaução

Órgãos de segurança optam por torcida única entre Cruzeiro e Palmeiras

Decisão da CBF é aguardada para que duelo de domingo, no Mineirão, tenha presença apenas de torcedores cruzeirenses

Por Fernando Martins Y Miguel
Publicado em 06 de dezembro de 2019 | 12:41
 
 
PMMG

O duelo entre Cruzeiro e Palmeiras, domingo, às 16h  (de Brasília), no Mineirão, que pode decretar o primeiro rebaixamento da Raposa no Campeonato Brasileiro, será disputado com torcida única. Pelo menos é a medida anunciada em entrevista coletiva de membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A decisão agora é da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A decisão dos órgão de segurança referenda o pedido do Cruzeiro em ter no estádio somente torcedores cruzeirenses para evitar conflitos entre as duas torcidas, já que a torcida palmeirense é rival da torcida da Raposa.

"Devemos lembrar que em situações de conflito, a Polícia Militar tem que agir com força. E nós queremos que isso não aconteça. Por isso, temos que agir de maneira preventiva e acabamos decidindo por ter somente uma torcida, domingo", disse Paulo de Tarso, promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte.

A Polícia Militar também corroborou com a decisão e garantiu um reforço do número de policiais no entorno do estádio, além de revelar que a segurança privada que combate a violência dentro do Mineirão também será reforçada.

"Por questão de segurança, nós apoiamos a decisão do Ministério Público de ter torcida única. Evitamos diversos conflitos com jogo de duas torcidas. Mas estamos procurando evitar ao máximo qualquer tipo de conflito. A gente sabe que existe duas torcidas organizadas do Cruzeiro que já protagonizaram conflitos entre elas, mas a gente está preparado para agir da maneira mais eficaz", afirmou o Tenente Coronel Trant.

A CBF deve dar o parecer nas próximas horas, mas o MP acredita que a decisão deverá ser referendada.

"A gente tem uma boa relação com a CBF e entendemos que ela tomará a decisão (torcida única). Caso não ocorra, a gente pode ingressar pelo meio judicial para conseguir que este jogo tenha somente a presença de uma torcida", disse Paulo de Tarso.

O Cruzeiro está na 17ª colocação, com 36 pontos, dois a menos do que o Ceará. A Raposa precisa vencer o Palmeiras e torcer para que o Ceará perca para o Botafogo, no Rio de Janeiro.