O Cruzeiro se reapresenta, nesta segunda-feira (20), às 10h, na Toca II, a fim de dar sequência à preparação para enfrentar o Fluminense pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Embora já tenha deixado claro que a prioridade é o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, Paulo Pezzolano, 39 anos, garante uma equipe aguerrida tanto no Maracanã, na próxima quinta (23), às 19h, quanto na volta, no Mineirão, em 12 de julho, para “aproveitar todas as jogadas” de ataque.
Ainda durante a coletiva pós-jogo contra a Ponte Preta, na última quinta (16), Pezzolano jogou o favoritismo no colo do Fluminense. “Tem, hoje, jogadores de muita qualidade da primeira divisão. Nós sabemos o que vamos enfrentar”, pontuou o técnico. “Mas temos que aproveitar cada jogada. Não vamos ter muitas oportunidades de gol, porque a qualidade do rival às vezes nos chama a estar em bloco baixo. Não queremos, mas acontece. Temos que aproveitar muito as oportunidades de gol. Não vamos ter muitas”, projetou.
Aliás, Pezzolano elogiou o adversário Fernando Diniz, a quem classificou como “muito bom”. “(Tem) Muito volume de jogo, muito volume de posse de bola e muitos jogadores perto (uns dos outros)”, afirmou. Embora tenha admitido que o técnico do Fluminense, assim como ele, seja ofensivo, o treinador de 39 anos detalhou diferenças. “Nós tentamos fazer um jogo mais agressivo. Sim, buscamos ter a bola (como Diniz), mas mais agressivos, mais intensos, mais dinâmicos, mais verticais que ele”, explicou.
Apesar da expectativa do torcedor celeste em razão da liderança isolada na Série B, somada à tradição do Cruzeiro como o maior campeão da Copa do Brasil com seis títulos, Pezzolano trata o confronto diante do Fluminense com cautela. “(Para) O Cruzeiro, hoje, este jogo não é o mais importante. Eu sei que o Cruzeiro tem que ganhar, eu sei que o torcedor que está escutando questiona: ‘e a história que tem o Cruzeiro?’, mas é a realidade hoje. A realidade hoje é outra”, ponderou.
De acordo com o técnico, mesmo assim, os cruzeirenses podem esperar uma equipe intensa. “Vamos lutar 98 minutos para voltar pra cá e lutar cem minutos mais para arrancar a classificação. Só que o meu foco, particularmente, é o acesso. Isso não muda”, reforçou. Com 31 pontos, o Cruzeiro está 11 à frente do Sport, o primeiro fora da zona de classificação para a Série A.
Antes de viajar para o Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (24), Pezzolano ainda comandará duas outras sessões de treinamento além daquela já agendada para esta segunda. Como iniciou a preparação no último sábado (18), a Raposa terá dois dias a mais de descanso em relação ao adversário. O Fluminense venceu o Avaí, neste domingo, por 2 a 0, no Maracanã, em jogo válido pela 13ª rodada da Série A.