Libertadores

Rádio Super é a opção contra o delay do Facebook em estreia do Cruzeiro

Equipe já está na Argentina para a transmissão da estreia da Raposa no torneio continental

Por Josias Pereira
Publicado em 05 de março de 2019 | 17:27
 
 
Leandro Cabido, Ivanildo Lúcio, Pequetito e Artur Moraes na Argentina para Huracán x Cruzeiro Webrepórter/Super FC

As transmissões do futebol vivem novos tempos. Acompanhar o clube do coração estará cada vez mais ligado aos gadgets, aplicativos e smartphones. O torcedor do Cruzeiro passará por uma experiência assim na próxima quinta-feira, quando a estreia da Raposa contra o Huracán, às 19h, no estádio El Palacio, em Buenos Aires, será transmitida apenas no Facebook.

Mas se a novidade pode trazer adaptações imediatas, dentre elas uma estimativa média de 30 a 40 segundos de delay, o radinho é a opção mais confiável e é por isso que a Rádio Super 91.7 FM já está com a equipe completa em Buenos Aires. O narrador Osvaldo Reis, o repórter Artur Moraes, o comentarista Leandro Cabido e operador Ivanildo Lúcio. Tradicionalmente, transmissões deste porte demandam a viagem do narrador, repórter e operador, enquanto o comentarista realiza as análises no estúdio da emissora. 

Na Argentina, no entanto, será diferente. Leandro Cabido falou ao Super FC sobre a dinâmica de cobertura na quinta-feira. 

"Com relação ao Facebook temos um problema técnico por conta do delay enorme, nem todos os offtubes estão preparados para receber a transmissão do Facebook. Nós já estamos preparados para isso, mas nós entendemos que seria uma entrega muito mal acertada para o ouvinte transmitir o jogo com 40, 45 segundos de delay. A gente preferiu fazer isso para não dar aquele prejuízo para o torcedor. Estamos fazendo isso com uma equipe completa aqui na Argentina justamente para o nosso ouvinte ter a melhor transmissão, melhor opinião, as melhores reportagens e a melhor narração nesse jogo diante do Huracán", diz Leandro Cabido, comentarista e coordenador de esportes da Rádio Super. 

Ele ainda lembrou a evolução das transmissões esportivas, cada vez mais conectadas ao streaming, e destacou o investimento para ter uma equipe completa na Argentina. A transmissão da Super se inicia às 18h. 

"Essa questão do Facebook da transmissão via streaming acontece no mundo todo, tem a questão do futebol americano, por exemplo, com a NFL, a DAZN que já está fazendo Sul-Americana e também o Campeonato Italiano, mas para nós que somos do rádio é fundamental que nós estejamos no lugar com toda a equipe para poder entregar o melhor produto para o nosso cliente. É um investimento alto, mas temos certeza do retorno que vai dar", encerrou Leandro Cabido. 

A TRANSMISSÃO NO FACEBOOK 

O torcedor que quiser acompanhar a partida do Cruzeiro em sua televisão terá que contar com gadgets como o Chromecast e a Apple TV para fazer o espelhamento da imagem reproduzida no smartphone, por exemplo. Algumas SmarTVs possuem um aplicativo do Facebook, o que facilita a conexão. Outra opção é conectar o notebok à TV via cabo HDMI. É importante salientar que a transmissão da partida só será feita na página oficial do Cruzeiro no Facebook.