Fica ou sai?

Rafael Cabral: tudo o que sabemos sobre situação do goleiro no Cruzeiro

Críticas sobre suas atuações pesaram, e jogador não atuou nesse final de semana

Por Gabriel Moraes
Publicado em 15 de abril de 2024 | 14:33
 
 
Cabral foi muito questionado pela torcida celeste Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A torcida do Cruzeiro está prestes a ver um jogador, titular do time desde 2022, sair definitivamente da Toca da Raposa. O goleiro Rafael Cabral viu sua situação ficar insustentável no clube, que procura um novo destino para o atleta de 33 anos.

O que aconteceu

Desde o ano passado, a China Azul critica algumas atuações do goleiro, especialmente em momentos decisivos, e, aparentemente, a 'gota d'água' foi na final do Campeonato Mineiro, diante do Atlético, quando o time perdeu por 3 a 1, de virada. Com isso, a torcida foi para o próximo compromisso focada em vaiá-lo.

Na última quinta-feira (11/4), Cabral escutou assobios vindos das arquibancadas do momento em que subiu ao gramado para aquecer até a sua saída de campo. Todas as vezes em que pegava na bola, eram vaias no Mineirão – inclusive quando a equipe vencia o Alianza por 3 a 0, em jogo válido pela Copa Sul-Americana.

O que já era ruim, piorou. O segundo gol dos colombianos aconteceu após uma falha, considerada até como um 'frango' do goleiro. No último lance, o Cruzeiro sofreu o temido e vexatório empate.

Após isso, iniciou-se uma campanha massiva para Rafael Cabral sair do clube ou, pelo menos, ser reserva, dando uma oportunidade a Anderson, seu substituto imediato. E foi o que aconteceu. Era evidente que não tinha mais clima para a sua continuidade em Belo Horizonte.

Veja:

Suposto goleiro Rafael Cabral pic.twitter.com/0WJEkUXBia

— Maycon Maia (@Mayconcec61) April 12, 2024

É triste saber que um time que teve Raul Plasman, Dida e Fábio no gol, hoje tem Rafael Cabral. Que saudade da época que a gente tinha um goleiro de verdade! pic.twitter.com/G3KNm5YHa5

— 🇩‌🇺‌🇩‌🇺‌ (@educaldeira1921) April 12, 2024

Falo sem medo de errar: Rafael Cabral é o pior goleiro da história do Cruzeiro com sobras!

— Leandro Veiga (@veiga1921) April 12, 2024

Sumiço

No sábado (13/4), Cabral treinou normalmente na Toca da Raposa com seus companheiros. No entanto, ele não apareceu para dormir no centro de treinamento, na chamada 'concentração', comum antes das partidas.

Assim, foram para a partida diante do Botafogo, no domingo (14/4), os arqueiros Anderson, Léo Aragão e Otávio, do sub-20, que acabou sendo cortado do banco. Anderson jogou e fez uma atuação razoável na vitória por 3 a 2, válida pela 1ª rodada do Brasileirão Série A.

“Eu soube durante a tarde de sábado. Ele treinou de manhã, e à tarde soube que surgiu uma proposta. Diante disso, era melhor que ele não viesse para o jogo porque precisa estar com a cabeça 100% no jogo. Vamos esperar e aguardar o desfecho da situação”, explicou o técnico Fernando Seabra.

Negociações

O Cruzeiro não comenta oficialmente negociações, mas fato é que o seu afastamento se deu porque o clube negocia seu passe com outras equipes. A principal interessada é o Santos, que revelou o jogador; 'correm por fora' o Red Bull Bragantino e o Grêmio. Seu contrato com a Raposa é válido até 31 de dezembro de 2025.

Quebra do silêncio

Nessa segunda-feira (15/4), Rafael Cabral utilizou suas redes sociais para desmentir notícias veiculadas que citavam o seu caso e possíveis negociações. Segundo ele, grande parte delas eram mentirosas, mas não citou nomes.

"A quantidade de matérias mentirosas que li a meu respeito esta semana precisaria de um longo podcast para desmentir uma a uma. Está muito fácil dar notícia, depois desmentir, depois dar outra. Poderiam pelo menos respeitar os torcedores e informá-los com a verdade", postou.

Histórico

Rafael Cabral Barbosa chegou em Belo Horizonte em 16 de janeiro de 2022, numa das primeiras negociações da SAF de Ronaldo Fenômeno. Ele estava no Reading, da Inglaterra, e rescindiu para fechar com o Cruzeiro e ser o substituto do ídolo Fábio, que havia acabado de sair.

Fez uma boa primeira temporada, que culminou no título da Série B do Campeonato Brasileiro. Sua partida de maior destaque aconteceu em maio de 2022, quando defendeu quatro pênaltis diante do Remo, no Independência, e ajudou na classificação do time às oitavas de final da Copa do Brasil.

Até aqui, foram 120 jogos com a camisa celeste, tendo sofrido 107 gols. Conforme o site Transfermarkt, especializado em negociações do futebol, seu valor de mercado gira em torno de 500 mil euros, aproximadamente R$ 2,7 milhões.