Depois dos episódios de violência recentes no futebol brasileiro, como os atentados aos ônibus das delegações de Bahia e Grêmio, Ronaldo Fenômeno clamou por paz no clássico do próximo domingo (6), entre Atlético e Cruzeiro, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Mineiro.
"Domingo vai estar muito bonito o Mineirão, vai estar cheio, com certeza. Vai ser um grande jogo. Queremos que não tenha nenhum tipo de violência. Não é esse o exemplo que temos que passar. O exemplo que temos que passar é dentro de campo, com muita raça, entrega, dedicação. Fora de campo tem que existir o respeito, educação mesmo", afirmou Ronaldo durante uma live em seu canal no Twich.
Até mesmo para tentar ajudar a 'amenizar' um pouco o clima, Ronaldo sugeriu que os dois clubes passem a tomar atitudes em conjunto. "Rivais em campo, fora de campo a gente tem que se unir mais, em prol do futebol brasileiro, para mudar a história do futebol brasileiro e buscar as melhores soluções", afirmou o dono de 90% das ações da SAF Cruzeiro.
Para dar o exemplo às torcidas, Ronaldo sugeriu que as diretorias de Atlético e Cruzeiro também adotem uma prática considerada comum no futebol europeu: uma espécie de confraternização antes do clássico.
"Isso já acontece na primeira divisão da Espanha. Quando os times se enfrentam, tem um almoço oferecido pelo time da casa para a diretoria, a comitiva do time rival e isso é muito bacana. É um momento especial de encontro entre clubes. Uma oportunidade de falar do futuro, trocar figurinhas. A gente quer mostrar com isso um grande exemplo de respeito. Tomara que muitos clubes no Brasil também possam aderir a isso", acrescentou.
O Fenômeno já confirmou que estará presente no clássico de domingo. Ele deve chegar em BH na próxima quinta-feira (3) e permanecer na capital ao menos até a segunda (7), até mesmo para acompanhar mais de perto o dia a dia do clube.