Histórico

Saiba tudo sobre o goleiro Anderson, substituto de Rafael Cabral no Cruzeiro

Jogador revelado pelo Palmeiras luta para ganhar a posição, que vive limbo atualmente

Por Gabriel Moraes
Publicado em 16 de abril de 2024 | 12:32
 
 
Anderson e Cabral são colegas de time desde o ano passado Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Com as críticas e a saída de Rafael Cabral da meta do Cruzeiro, restou à torcida apostar todas as suas fichas em seu reserva imediato: Anderson. Fato é que essa aclamação por chances ao goleiro se dá mais pela situação do titular até então do que pelo conhecimento que a China Azul tem sobre suas habilidades e a carreira do colega de posição.

Leia mais: tudo o que sabemos sobre a situação do goleiro Rafael Cabral no Cruzeiro

Histórico

Anderson Silva da Paixão nasceu em Ribeirão Pires, no interior de São Paulo, tem 1,90 metro, 26 anos e é destro. Ele iniciou a sua carreira no Palmeiras, onde chegou em 2009 e participou de todas as categorias de base da Academia de Futebol.

Quando estava no sub-20 (onde atuou com o atacante celeste Rafael Elias) chegou a ser convocado para a seleção brasileira, mas passou por um drama pessoal. Em 2016, o jogador teve uma miocardite, inflamação no músculo do coração, e precisou ficar longe dos gramados por nove meses.

Após atingir a idade profissional, passou a ser emprestado pelo Porco a outros clubes – e o primeiro foi o Santa Cruz, em 2019. Pelo time pernambucano, foi titular, disputando 36 jogos. Em seguida, foi para o Athletico, que o adquiriu em definitivo.

Com a camisa do Furacão, disputou 25 partidas pelo elenco profissional, entre os anos de 2019 e 2022. Nesse período, chegou a ser cedido ao Náutico, onde participou de 27 confrontos entre 2020 e 2021.

Chegada à Toca

Em 9 de janeiro de 2023, o Cruzeiro anunciou a contratação do goleiro Anderson, que assinou um contrato de dois anos após sair livremente do Athletico. Ele chegou para ser o substituto de Rafael Cabral e concorrer com Gabriel Mesquita, que não está mais no clube.

Sua primeira oportunidade para mostrar suas qualidades aconteceu em março daquele ano, na estreia do técnico Pepa. No dia 29, a equipe realizou um amistoso com o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista – Anderson entrou no segundo tempo e ajudou o grupo a vencer o adversário por 3 a 2, de virada.

Já a estreia oficial só veio em agosto. Suspenso, Cabral precisou ficar de fora da partida diante do Botafogo, pelo returno da Série A, dando chance para Anderson atuar – ele não sofreu gols e o duelo terminou empatado por 0 a 0.

Quis o destino fazer com que o seu segundo jogo oficial fosse diante do Fogão. Nesse domingo (14/4), após o número 1 estrelado ser afastado, o 98 assumiu a meta, novamente no Gigante da Pampulha, mas desta vez, com triunfo (3 a 2).

Contrato renovado e futuro

No último dia 10 de abril, a SAF acertou a renovação de contrato com o atleta, que agora vai até o fim de 2025. Coincidentemente, isso aconteceu um dia antes do 3 a 3 com o Alianza, quando Cabral foi vaiado do início ao fim e falhou em um dos gols do adversário.

Enquanto o Cruzeiro não se acerta com um novo goleiro para assumir a titularidade, Anderson será mantido. O próximo jogo será contra o Fortaleza, nesta quarta-feira (17/4), às 20h (de Brasília), no Castelão. O outro arqueiro no elenco é Léo Aragão.