No ano passado, o volante Matheus Barbosa acabou a temporada sendo o artilheiro do Cruzeiro, com sete gols, mesmo tendo saído do clube em julho após 27 jogos, quando se transferiu para o Cuiabá. Hoje, o atleta encontra-se no Vasco e pode ser uma das opções do técnico interino Emílio Faro para a vaga de Andrey, convocado para a seleção sub-20.
Barbosa já esteve entre as atividades físicas com os companheiros após ter entrado em campo na vitória sobre o Náutico, aos 34 minutos da etapa final. Com a camisa celeste, Barbosa foi um dos destaques da penúltima vez que o Cruzeiro enfrentou o Vasco, uma vitória por 2 a 1, no Mineirão, no dia 24 de junho.
Naquela partida, Matheus Barbosa fez os dois gols da vitória celeste. Foi a primeira vez na carreira que o atleta fez dois gols em uma mesma partida. Aquela foi a única vez que o Cruzeiro conseguiu vencer um jogo em casa no turno do Brasileirão daquele ano.
O confronto ainda marca um outro detalhe negativo na campanha celeste dentro da Série B 2021. Depois do 2 a 1 no Vasco, o Cruzeiro emendou uma sequência de nove jogos sem vitórias, com seis empates e três derrotas. O técnico celeste, na ocasião, era Mozart.
Em 2021, a situação é bem diferente para o Cruzeiro, que já tem Edu como artilheiro com mais que o dobro de gols de Matheus Barbosa (15 tentos), além de liderar o Brasileirão com 28 pontos em 11 rodadas. O Vasco também está no G-4, ocupando a terceira posição, com 21 pontos e é o único time que ainda não perdeu na Série B.