Será que ainda dá?

Vencer todas e torcer por resultados: a matemática do Cruzeiro por 'milagre'

Time estrelado tem ainda três 'confrontos diretos' nos sete jogos restantes na segunda divisão

Por Josias Pereira
Publicado em 23 de dezembro de 2020 | 19:01
 
 
Cruzeiro ainda tem chances, mas bem remotas de acesso à primeira divisão Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O matemático Moacir Martinez analisou a situação do Cruzeiro na Série B. Matematicamente, o time celeste não está excluído da disputa pelo acesso, já que foi beneficiado pelos tropeços de Juventude e Cuiabá, equipes que militam pelo G-4. No entanto, a linha de corte atual obriga a Raposa a vencer todos os seus jogos até o final da competição caso queira ter algum tipo de chance. É preciso salientar, no entanto, que a projeção de pontos para o quarto lugar depende de diversas variantes, como explica Moacir.  

"Terminada a 31ª rodada, o Cruzeiro permanece com 40 pontos e quem vinha ditando a quarta colocação era o Juventude, que perdeu para o Operário. A projeção para o acesso na quarta posição está hoje em 60,6 pontos, mas ela muda rodada a rodada", analisa o matemático. 

"O Cruzeiro não está excluído porque ele pode fazer sete vitórias, ele não tem como fazer 60 pontos, não tem como fazer a totalidade, 7x3 é igual a 21 e você exclui um ponto? isso não existe. No último jogo, você empata ou você ganha. O que o Cruzeiro teria que fazer então? Vencer os sete jogos, caso a projeção continue assim, entre 60 e 61. Dessa maneira, ele estaria na quarta posição", acrescentou Moacir. 

Na visão do matemático, o que pode ajudar o Cruzeiro nessa disputa é o fato de que os times que estão brigando por essa vaga no G-4 vão duelar entre si nas últimas rodadas, dentre eles o próprio time estrelado. Dos sete times, três adversários estão na disputa com o Cruzeiro: Cuiabá, Sampaio Corrêa e Juventude. 

Um outro exemplo é o Juventude, que dos sete jogos finais, além do Cruzeiro, tem outros quatro rivais diretos: Ponte Preta, Cuiabá, Avaí e Guarani, além do Brasil de Pelotas, que também aparece com 40 pontos, a mesma pontuação da Raposa. 

"O que o clube tem de vantagem hoje apesar de tudo que aconteceu? O Cuiabá também perdeu do Náutico e deixou a disputa pela terceira e quarta posições em aberto. Um está com 49, o outro está com 40. Então o que acontece, isso ainda vai mudar. O que teria ainda de esperança para o Cruzeiro? O Juventude tem sete partidas, sendo que cinco são contra times que estão diretamente brigando pela quarta posição, inclusive o Cruzeiro. O Cruzeiro, dos  próximos sete jogos, tem três rivais na disputa direta: o Cuiabá, o Sampaio Corrêa e  o Juventude. Então isso é bom, porque ele ainda vai ter chance", explicou Moacir. 

Apesar da briga de foice envolvendo as outras equipes, o Cruzeiro tem um fator que vai dificultar sua jornada e pode até mesmo determinar uma exclusão matemática nas próximas rodadas. Os times estão encostando no Juventude e também no Cuiabá. Com isso, a projeção de pontos para o quarto lugar será determinada pelo rendimento de até quatro times.  

"Vamos supor que o Cruzeiro ganhe as três (partidas contra adversários diretos). Mesmo assim, o clube vai continuar com 49. ele teria que ganhar todas as outras. O que ficou ruim para a Raposa é que agora não vai ser o Juventude ditando o ritmo desta quarta posição. Os outros times estão chegando. O CSA tem 48 e as equipes que estão próximas vão começar a colocar pressão no terceiro e quarto colocados. Não vai ter um só time ditando a norma. Serão três, quatro equipes. E como esses times vão jogar entre si, uma vez que não ocorra empate, essa projeção tende a subir", avaliou. 

"Hoje o Cruzeiro tem que vencer os sete jogos que lhe restam e torcer para que os cruzamentos dos jogos lhe favoreçam porque a terceira e quarta posições estão em aberto. Quem esperaria, por exemplo, que o Juventude perderia para o Operário. O futebol é o futebol. É o imprevisível", finalizou o matemático. 

Com a derrota para a Ponte Preta por 2 a 1, o Cruzeiro caiu para o 11º lugar na tabela da Série B, com 40 pontos. O time volta a campo na próxima terça-feira (29), quando recebe o Cuiabá, no Independência.