Para encaminhar de vez

Vitória sobre o Emelec pode deixar Cruzeiro a um empate das oitavas

Cruzeiro pode sair do Equador com um pé na fase mata-mata da Copa Libertadores

Cruzeiro vem fazendo uma Libertadores bem diferente do sufoco que viveu em 2018 | Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Josias Pereira | @supernoticiafm
02/04/19 - 16h43

O Cruzeiro entra em campo hoje, contra o Emelec, às 21h30 (de Brasília), com a possibilidade de encaminhar sua classificação às oitavas da Libertadores. Em caso de vitória, o time comandado por Mano Menezes pode ficar a um empate da vaga. 

Estatisticamente, de 2000 a 2018, 66 dos 72 times que fizeram 10 pontos no torneio continental garantiram vaga na fase mata-mata. Isso significa uma porcentagem de classificados de 91,66%. Os números são do site "Futdados". 

VEJA ABAIXO AS FAIXAS DE PONTUAÇÃO (via Futdados): 

 
Libertadores - Faixas de pontuação
Infogram

Em 2014, o próprio Cruzeiro avançou com 10 pontos conquistados. No ano passado, apesar de todo o sufoco vivido, o time de Mano Menezes encerrou a fase classificatória com 11 pontos e foi ainda o líder de sua chave.

"No ano passado foi uma coisa atípica. Estamos acostumados a ver o Cruzeiro classificado, vencendo, com todo munto respeitando. Mas futebol é assim. A gente está invcto, mas sabemos que não vamos ficar o ano inteiro. A gente não pode se enganar, tem de estar conscientes do que pode melhorar, mesmo nas vitórias", analisou Fred. 

A tranquilidade com um possível resultado positivo em Guayaquil pode fazer com que o Cruzeiro mire outros objetivos, como a busca pelo primeiro lugar geral, o que daria a vantagem de decidir em casa nos jogos eliminatórios. 

Além da vitória, o resultado pode dar ainda mais confiança para o Cruzeiro, que no sábado encara o América por uma vaga na decisão do Campeonato Mineiro. "Temos de pensar em uma coisa de cada vez. São duas decisões, dois jogos muito importantes. Primeiro vamos pensar no Emelec-EQU. Se trouxermos os três pontos, praticamente a gente garante a classificação. Mas vamos ver o que o Mano está pensando, nosso grupo é muito qualificado", apontou o atacante Fred quando questionado sobre a possibilidade mudanças no time. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.