Maior torneio do continente

Basquete: Minas aceita convite e está dentro da Liga dos Campeões da América

Equipe aproveitou desistência de time uruguaio e foi convocada pela posição no último NBB; time de BH caiu no grupo do Flamengo

Minas é o atual líder do NBB | Foto: Bruno Lorenzo / LNB
Daniel Ottoni| @dottoni
27/01/21 - 14h18

A boa campanha do Minas na última edição do Novo Basquete Brasil (NBB), quando ficou em 4º lugar, rendeu um convite que não estava sendo esperado, mas que foi aceito com muito gosto. Nesta quarta-feira, o clube de BH foi confirmado na Liga dos Campeões das Américas de modalidade. 

Além do Minas, o Obras Sanitarias, da Argentina, também foi convidado, para suprir as vagas de Aguada e Peñarol, dois times do Uruguai que desistiram do torneio em virtude da pandemia de coronavírus.

O Minas, atual líder do NBB, estará no grupo D, ao lado do Flamengo e Instituto (ARG). Os primeiros duelos acontecem contra os cariocas, no dia 3 de fevereiro e contra os argentinos no dia seguinte, ambos no Rio de Janeiro. 

“Ficamos muito felizes com esse comunicado da FIBA de que a gente foi uma equipe selecionada para jogar a próxima Champions League, que é uma competição que a gente sempre teve como alvo. Acabou que a gente não pode jogar a Liga Sul-americana, que foi adiada, mas esse convite para a Champions vem em ótima hora. Espero que a gente consiga fazer uma participação muito boa e estamos todos muito motivados para o início deste campeonato, que já começa na próxima semana”, destaca o técnico Léo Costa. Os outros brasileiros na competição são Franca (SP) e São Paulo (SP).

Formato

O regulamento da competição será divulgado somente nesta quinta-feira. Na última edição, todos os times de cada grupo se enfrentavam entre si na casa de todas as equipes, com apenas uma delas se classificando após as seis partidas da primeira fase.

O Minas informa que a fase de grupos continuará com novas bolhas entre os dias 4 e 9 de março e 24 e 29 de março, podendo, inclusive, ter a Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), como uma das sedes. Os vencedores de cada um dos grupos se reunirão em um quadrangular final (Final Four) entre 8 e 13 de abril, com sede a ser confirmada. A forma de disputa pode ser alterada nos próximos dias pela FIBA. O campeão do torneio disputa o Mundial com o vencedor da Champions League europeia.  

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.