Brazilian storm

Herdy avança na repescagem e pega Medina em Gold Coast; Slater é eliminado

Catarinense de apenas 17 anos, campeão mundial júnior, terá compatriota pela frente na próxima etapa

USA - SURFE/PIPE MASTERS - ESPORTES - O surfista brasileiro Gabriel Medina no primeiro dia de competição do Billabong Pipe Masters, última etapa do Circuito Mundial de Surfe, na Praia de Pipeline, na ilha de Oahu, no Havaí, nesta sexta-feira. No quinto dos 13 dias de janela do Pipe Masters, a organização decidiu realizar a competição depois de avaliar que o mar apresenta condições adequadas para a disputa. 12/12/2014 - Foto: MARCIO FERNANDES/ESTADAO CONTEÚDO | Foto: ESTADÃO CONTEÚDO
Estadão Conteúdo| @supernoticiafm
04/04/19 - 12h17

O segundo dia de disputas da etapa de Gold Coast, na Austrália, que abre a temporada de 2019 do Circuito Mundial de Surfe, foi dedicado às repescagens pela segunda rodada. Nesta quinta-feira, cinco brasileiros caíram na água nas quatro baterias e três deles conseguiram a classificação à terceira rodada. O destaque foi Mateus Herdy, catarinense de 17 anos e atual campeão mundial júnior, que agora terá o desafio de novamente encarar Gabriel Medina.

Convidado da organização, na primeira rodada Herdy caiu em uma bateria com o próprio bicampeão mundial na elite do surfe. Foi para a repescagem nesta quinta-feira e ganhou a bateria com 12 77 pontos, à frente do australiano Julian Wilson (11.23), que ficou em segundo na temporada de 2018, e do italiano Leonardo Fioravanti (10.66).

Assim como Herdy, Peterson Crisanto e Willian Cardoso também se classificaram à terceira rodada. Já os também brasileiros Jadson André e Caio Ibelli deram adeus à competição, ao lado do 11 vezes campeão mundial Kelly Slater e de Fioravanti. Com o novo formato de disputa a partir desta temporada, apenas 4 surfistas são eliminados nas repescagens e 32 atletas agora vão se enfrentar na terceira rodada em baterias eliminatórias.

"É o melhor momento que tive na Austrália. Um sonho virando realidade. São muitas coisas boas acontecendo numa semana só. Quando vi a bateria de hoje (quinta-feira), sabia que seria difícil. Fiquei a manhã toda assistindo às ondas quebrarem em Duranbah (praia onde está sendo disputada a etapa de Gold Coast) e sabia onde achar uma boa. Tentei pegar as melhores porque sabia que estava contra dois grandes surfistas", disse Herdy, em entrevista à World Surf League (WSL, na sigla em inglês) após a bateria.

Nesta sexta-feira, a organização da etapa pretende realizar as 16 baterias da terceira rodada. Serão 10 brasileiros na disputa. Além de Medina, Herdy, Crisanto e Willian Cardoso, cairão na água Filipe Toledo, Jessé Mendes, Yago Dora, Italo Ferreira, Michael Rodrigues e Deivid Silva.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.